Como montar um planejamento tributário para reduzir impostos na Empresa

Neste artigo você vai ver:

Planejamento Tributario Aprena Como Utilizar Essa Ferramenta Para Diminuir Os Impostos Em Sua Empresa Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Planejamento tributário: aprenda como utilizar essa ferramenta para diminuir os impostos em sua empresa

Confira agora o passo a passo para estabelecer um planejamento tributário para sua empresa e reduzir os impostos

O planejamento tributário é uma atividade importante para qualquer negócio, não importa seu tamanho. Ele pode ajudar a garantir que a empresa esteja em conformidade com as leis e regulamentos tributários relevantes, bem como proporcionar uma oportunidade de reduzir a carga tributária. 

Uma estratégia bem pensada de planejamento tributário pode ajudar a maximizar os lucros e minimizar os custos. Diante disso, este artigo fornece um guia passo a passo para estabelecer uma estratégia abrangente de planejamento tributário e reduzir os impostos em sua empresa.

Tenha uma excelente leitura!

Leia também:

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Por que desenvolver um planejamento tributário?

Uma das complicações mais significativas para um proprietário de empresa pode ser a alta carga tributária que ele deve suportar. 

Consequentemente, é vital compreender as estratégias legais para reduzir o dinheiro que sai para fins tributários, a fim de obter o maior benefício possível. 

Nesse viés, o objetivo do planejamento tributário é reduzir os gastos da empresa. Isto envolve a diminuição do valor total dos impostos pagos e do valor devido pela empresa. Ou seja, o planejamento tributário implica controlar o pagamento de impostos de uma organização e explorar meios legítimos de reduzir sua carga tributária. 

Como montar um planejamento tributário?

Há vários procedimentos que devem ser observados. Entraremos em detalhes a respeito de cada um deles aqui.

 1. Reúna as informações necessárias

Para começar, você precisará reunir as informações necessárias dos livros e registros da empresa. Isto ajudará a determinar as obrigações fiscais potenciais da empresa e fornecerá uma linha de base para sua estratégia de planejamento fiscal. 

Por exemplo, você precisará conhecer a demonstração de lucros e perdas da empresa, o balanço patrimonial e a demonstração de fluxo de caixa. Você também precisará de informações sobre o negócio e suas operações, tais como o número de funcionários, a natureza dos serviços prestados, regime de tributação, entre outros fatores determinantes para a definição da carga tributária.

 2. Compreensão das leis e regulamentos fiscais relevantes

É fundamental ter conhecimento sobre as leis e regulamentos fiscais na qual sua empresa se enquadra ou pode se enquadrar. Esse conhecimento o ajudará a identificar questões tributárias importantes para o negócio, proporcionará uma compreensão do impacto potencial sobre sua empresa e identificar oportunidades potenciais para reduzir impostos. 

 3. Ajuste seu enquadramento tributário

Para ajudar a reduzir os impostos que sua empresa paga, é importante garantir que sua estrutura fiscal esteja em ordem. Selecionar um sistema fiscal baseado apenas na renda de sua empresa pode ser um passo errado, pois outras opções podem ajudar a reduzir o valor que você paga.

Portanto, recomenda-se examinar a cada ano qual é a situação ideal para sua organização. Compare sistemas como o Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e decida qual é o mais adequado para seu negócio. Ao fazer isso, você pode garantir que sua empresa está na estrutura correta e paga o menor montante de impostos legalmente possível.

 4. Identificar deduções, créditos e outros benefícios fiscais disponíveis

Em seguida, será necessário identificar as deduções, créditos e outros benefícios fiscais relevantes que podem ajudar a reduzir as obrigações fiscais da empresa. Isto dependerá na maioria da natureza de seu negócio, de sua posição financeira e das leis e regulamentos fiscais em vigência. 

 5. Desenvolvendo uma estratégia de planejamento tributário

A análise dos dados da organização do ponto de vista jurídico e fiscal foi feita. Agora é importante avaliar como à organização pode trabalhar dentro destas condições, diminuindo seus custos tributários sem desconsiderar a legislação ou sua operação. 

Uma estratégia de planejamento tributário ajudará a determinar a abordagem correta para seu setor tributário.

Não é um trabalho simples devido à complexidade fiscal de nossa nação. Além disso, compreender como os impostos podem afetar a rentabilidade da empresa em relação a seus gastos em compras, vendas e outras transações é essencial para a redução de custos com impostos.

 6. Monitore as leis e seu planejamento 

Uma vez que você tenha estabelecido uma estratégia abrangente de planejamento tributário, você precisará monitorar as leis e mudanças fiscais. Isto ajudará a garantir que sua empresa permaneça em conformidade com as leis e regulamentos tributários.

Por exemplo, se as leis ou regulamentos tributários mudarem, você precisará revisar sua estratégia de planejamento tributário para garantir que ela permaneça apropriada e abrangente. Isto pode ajudar a garantir que sua empresa continue a cumprir com as leis e regulamentos tributários. 

Também pode oferecer uma oportunidade para reavaliar a estratégia de planejamento tributário e fazer quaisquer mudanças ou ajustes necessários.

 7. Pense em contratar um profissional da área tributária

Finalmente, você deve fazer a contratação de um profissional de impostos para ajudá-lo a estabelecer uma estratégia abrangente de planejamento tributário e reduzir as obrigações fiscais atuais e potenciais de sua empresa. 

Um profissional da área tributária pode fornecer uma nova perspectiva sobre sua estratégia de planejamento tributário e ajudá-lo a identificar áreas para economias fiscais. Eles também podem ajudá-lo a navegar nas complexidades das leis e regulamentos fiscais e garantir que sua empresa permaneça em conformidade com as leis e regulamentos.

O planejamento tributário vai além da redução de impostos 

Lembre-se, desenvolver um planejamento tributário não se trata apenas de economizar dinheiro; a legalidade é uma obrigação e a falta dela pode gerar prejuízos enormes. 

Ao manter um sistema coordenado e dados bem ordenados, a empresa diminui drasticamente suas chances de atrasos na entrega de documentação, evita erros que poderiam resultar em penalidades, e também cumpre prazos de pagamento de impostos, seja ao nível local, estadual ou federal.

Tanto os indivíduos quanto as empresas querem reduzir a carga tributária, mas isto não é justificação para ir contra a lei. Quaisquer atividades fraudulentas ou quaisquer jogos legais não devem ser considerados.

Para evitar qualquer problema, certifique-se de contratar uma equipe de contabilidade conhecedora, confiável e, o mais importante, ética e responsável.

ERJ Account oferece apoio especializado na hora de desenvolver o seu planejamento tributário 

Nossa discussão deixou claro que o planejamento tributário pode ser uma abordagem útil para reduzir custos. 

A ERJ é uma empresa de contabilidade especializada no assunto e pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito disso. 

Conheça e tenha o apoio de nosso serviço de planejamento tributário para reduzir os impostos em sua empresa.

Clique no botão abaixo para falar conosco e explorar as vantagens de ter-nos como seu parceiro.

PRESSIONE AQUI E FALE COM UM DE NOSSO ESPECIALISTAS PARA UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO EFICAZ

Classifique nosso post

Summary
 Como montar um planejamento tributário para reduzir impostos na Empresa
Article Name
Como montar um planejamento tributário para reduzir impostos na Empresa
Description
Como montar um planejamento tributário para reduzir impostos na empresa. Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais!
Author
Publisher Name
erjaccount
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda o que é agenda tributária e o que sua…
Cresta Posts Box by CP