Como fazer a transferência de contabilidade sem complicações

Neste artigo você vai ver:

Conheca Quais Sao Os Procedimentos Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Passo a passo de como fazer a correta transferência de contabilidade

Saiba tudo o que você precisa para realizar a transferência de contabilidade de forma fácil, rápida e segura.

É muito comum vermos empresas solicitarem a transferência de contabilidade devido o serviço prestado pelo antigo escritório não conseguir atender às suas necessidades.

Entretanto, o processo exige o cumprimento de algumas etapas, as quais não são de conhecimento de todos.

Desse modo, hoje iremos te explicar exatamente o que precisa ser feito para realizar a transferência de contabilidade, sem que haja qualquer tipo de prejuízo para a sua empresa. Confira!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Veja também:

Quando recorrer à transferência de contabilidade?

A princípio, os motivos responsáveis por levarem uma empresa a pedir a transferência de contabilidade podem variar bastante. 

Entretanto, a necessidade de mudança surge quando o seu atual escritório começa a falhar em procedimentos básicos, como o cumprimento de prazos.

Além disso, são outros motivos o mau atendimento, a falta de informações referentes à situação da empresa e resultados dos demonstrativos. 

Atualmente, o mercado está repleto de profissionais cobrando altos honorários contábeis e não oferecendo um serviço de acordo. 

A boa notícia é que existem opções com preços mais competitivos e pacotes de serviços sob medida.

Assim, é fundamental escolher com cautela qual escritório passará a tomar conta das suas obrigações fiscais e contábeis, já que o mínimo que sua empresa precisa é de um contador que forneça informações estratégicas para apoiar a tomada de decisões.

Quais são os procedimentos para transferência de contabilidade?

A fim de que você consiga realizar a correta transferência de contabilidade, confira o passo a passo a seguir.

1. Faça a revisão do contrato com o seu atual contador

De antemão, analise o seu contrato atual e verifique se há alguma multa imposta em caso de quebra de contrato sem aviso prévio. Se esse for o caso, você terá que cumprir o prazo especificado e negociar a questão da multa com a empresa.

2. Faça a devida comunicação oficial de encerramento dos serviços contábeis

É fundamental que você faça a comunicação oficial do encerramento do contrato ao contador atual.

Você pode fazer isso enviando um e-mail formalizando o encerramento dos serviços contábeis ou uma carta registrada pelos correios. 

Lembre-se de informar a data em que ocorrerá a transferência, além da solicitação dos documentos e dos livros contábeis. 

3. Recolha toda a documentação necessária

Em síntese, para que a transferência de contabilidade se dê de forma correta e sem maiores problemas, atente-se aos documentos que você precisará ter em mãos no momento da solicitação:

  • Número do CNPJ da empresa;
  • Número da Inscrição Municipal;
  • Contrato Social ou Requerimento de Empresário ;
  • Certificado Digital, etc.

Por fim, vale lembrar que, ao encerrar seu vínculo com o escritório antigo, toda documentação referente a sua empresa deverá ser devolvida em até 30 dias.

4. Escolha o novo escritório contábil

É recomendado que você já tenha em mente a contabilidade substituta antes mesmo de terminar seu vínculo com o escritório antigo, evitando assim que a sua empresa fique sem assessoria contábil. 

Abaixo, separamos alguns critérios relevantes que você precisa levar em consideração antes de fechar uma nova parceria:

  • É imprescindível que a nova empresa possua cadastro tanto no CFC (Conselho Federal de Contabilidade), quanto no conselho de contabilidade do seu estado;
  • Veja e compare os preços e serviços;
  • Busque recomendações e avaliações de clientes que utilizam o serviço;
  • Certifique-se que a empresa oferece um bom atendimento e atende às necessidades do seu negócio.

Troque de contabilidade com a ERJ Account!

A transferência de contabilidade é uma prática prevista no código de defesa do consumidor e pode ser realizada sempre que o empreendedor sentir a necessidade de mudança. 

Desse modo, caso você queira trocar de contador, saiba que nós, da ERJ Account, vamos ajudar você.

Afinal, possuímos um serviço especializado de troca de contabilidade, onde vamos tornar esse processo muito mais rápido, fácil e seguro.

Além disso, possuímos um time de especialistas em serviços contábeis, fiscais, de planejamento tributário e recuperação tributária, de departamento pessoal, legalização de empresas e muito mais.

Portanto, entre em contato conosco para que possamos conversar sobre as suas necessidades e sobre a melhor forma de sanar todas elas através dos nossos serviços especializados.

CLIQUE AQUI PARA TROCAR DE CONTABILIDADE DE FORMA FÁCIL, RÁPIDA E SEGURA!

5/5 - (1 vote)

Summary
Como fazer a transferência de contabilidade sem complicações
Article Name
Como fazer a transferência de contabilidade sem complicações
Description
Passo a passo de como fazer a correta transferência de contabilidade. Confira tudo o que você precisa saber para realizar este processo!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Guia prático de como mudar de contabilidade em segurança Tenha…
Cresta Posts Box by CP