Planejamento tributário: saiba o que é e por que sua empresa precisa dele

Neste artigo você vai ver:

Como Fazer Um Planejamento Tributário Para Minha Empresa Blog (1) - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Entenda o que é o planejamento tributário e como ele facilita a redução de gastos

Conheça o planejamento tributário e por que ele deve ser feito em seu comércio, independentemente do ramo e porte

Você, gestor ou empresário, bem sabe o peso dos custos financeiros sobre o seu negócio, e os impostos altíssimos cobrados no Brasil contribuem demais com este peso. Entretanto, já te contaram sobre a importância de um bom planejamento tributário e como essa estratégia o ajuda a enfrentar, com mais economia, esse cenário?

Apesar de ser conhecido por muitos donos de negócios, o planejamento tributário ainda não é utilizado como estratégia de redução de custos por muitas empresas, as quais acabam perdendo uma rica oportunidade de reduzir despesas com pagamentos de impostos indevidamente, melhorando, e muito, o fluxo financeiro de sua empresa no dia a dia.

Sabendo disso, preparamos o presente artigo, com o propósito de ajudar você a saber mais sobre o que é planejamento tributário, sua importância estratégica e como você pode, com a ajuda de uma boa assessoria contábil,  utilizá-lo em prol do sucesso do seu empreendimento.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Como funciona o pagamento de impostos de uma empresa?

A fim de que você entenda sobre o que é e a importância do planejamento tributário, inicialmente é importante conhecer, mesmo que de forma geral, como funciona o pagamento de impostos por uma empresa.

Para saber como funciona o recolhimento de impostos no Brasil, vamos te explicar os três principais regimes tributários vigentes, de acordo com seu tipo de atividade e/ou nível de faturamento:

  • Simples Nacional: Trata-se de um regime simplificado de tributação instituido pela LC123/2006, o qual busca unificar o pagamento de impostos e reduzir a carga tributária de Micro Empresas – ME e Empresas de Pequeno Porte, que faturam anualmente até R$ 4,8 milhões;
  • Lucro Presumido: recebe esse nome, pois o IRPJ e a CSLL são apurados tendo como base o que o Estado entende que será o lucro da empresa, não aquele realmente apurado;
  • Lucro Real: destinado a empreendimentos que faturam mais de R$ 78 milhões ao ano, possuem regras bastante específicas quanto ao cálculo de impostos, é o mais evitado e considerado o mais complexo, o que, na prática, nem sempre acontece.

Obviamente, cada um deles possui mais detalhes sobre seu funcionamento, mas as informações trazidas já ajudam você a ter uma melhor noção sobre como funcionam.

Sugestão de artigos:

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário consiste em uma ferramenta que ajudará você a escolher, dentre os enquadramentos permitidos para o seu negócio, aquele mais adequado ao seu empreendimento.

Ele é elaborado projetando-se os resultados do seu empreendimento, com base nos números passados, comportamento do mercado, dentre outros aspectos.

Feito isso, os tributos são calculados em cada um dos regimes possíveis.

O planejamento tributário, ao ser feito de maneira completa, também busca outras formas as quais contribuam para enxugar seus gastos com impostos, como a adesão a benefícios fiscais.

Quais vantagens e cuidados ao fazê-lo?

Os benefícios de contar com o planejamento tributário em uma empresa vão muito além da redução de gastos.

Perceba que, para a realização do estudo, é necessário entender, de forma integral, quais as leis tributárias se aplicam ao negócio em cada uma das situações

Sendo assim, ele contribui para a conformidade legal do empreendimento.

Dessa forma, é imprescindível que você, ao realizá-lo, tenha o cuidado de contar com apoio especializado, de profissionais com profundo saber na área.

No link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar nessa tarefa:

ERJ: suporte alinhado às necessidades do seu negócio

Como a gente pôde observar em nossa conversa, o planejamento tributário consiste em uma poderosa ferramenta para enxugar os gastos.

Nós, da ERJ, somos uma contabilidade especializada no assunto e vamos ajudar você a lidar com mais praticidade com esse tema.

Clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça os benefícios de contar com o nosso suporte.

Preciso de ajuda para ter uma gestão tributária mais econômica em meu empreendimento!

5/5 - (1 vote)

Summary
Planejamento tributário: saiba o que é e por que sua empresa precisa dele
Article Name
Planejamento tributário: saiba o que é e por que sua empresa precisa dele
Description
Entenda o que é o planejamento tributário e como ele facilita a redução de gastos. Confira agora mesmo mais informações.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Tudo o que você precisa saber para abrir a sua…
Cresta Posts Box by CP