Planejamento financeiro: como fazer?

Neste artigo você vai ver:

Veja 6 Dicas De Como Realizar Um Planejamento Financeiro Para Organizar Melhor O Seu Negocio Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Veja 6 dicas de como realizar um planejamento financeiro para organizar melhor o seu negócio

Ter um planejamento financeiro eficiente possibilita melhores condições para investimentos, além de evitar que tenha problemas com as finanças ao longo do tempo

A criação de um planejamento financeiro é um componente essencial do modelo de negócios de uma empresa.

Esse é o documento que delineia os critérios para que o conceito seja bem-sucedido, introduzindo as técnicas de monitoramento para sustentar a liquidez do capital e a realização dos objetivos desejados para o presente, futuro e futuro distante.

Existem abordagens eficientes para elaborar um plano financeiro e é sensato utilizar este tipo de apoio ao definir passos estratégicos ou mesmo ao realizar uma revisão, criando modificações.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Pensando nisso, preparamos este artigo para abordar os principais aspectos relacionados ao planejamento financeiro, desde sua definição até à elaboração de um plano eficiente para a sua empresa.

Acompanhe!

O que é um planejamento financeiro?

Desenvolver um plano financeiro é uma estratégia essencial que permite às pessoas administrarem seu dinheiro de forma mais sistemática, eficaz e sustentável.

Na prática, é uma combinação de estratégias que criam um escudo de proteção para a saúde econômica de cada um para poderem atender às necessidades diárias, bem como realizar aspirações — como ir de férias, comprar um carro, ou comprar uma casa — olhando para o futuro com cuidado.

Um planejamento financeiro bem pensado, que descubra as necessidades atuais e futuras, funciona como um guia para evitar o desperdício de recursos e o desflorestamento.

É também um passo crítico para alcançar a tão desejada autonomia financeira, proporcionando contentamento e um padrão de vida mais elevado.

Ao elaborar um plano financeiro, a pessoa deve determinar a série de ações que tomará para atingir seus objetivos individuais ou profissionais e qual é a abordagem mais eficaz para alcançar essa meta.

As qualidades essenciais para isso incluem autocontrole, perseverança e fortaleza.

Embora possa parecer sem esforço no início, na verdade, não é tão simples assim.

Qual a importância do planejamento financeiro para a sua empresa?

Ter um plano financeiro sólido pode proporcionar muitos benefícios, começando com uma chance maior de atingir uma determinada meta relacionada ao dinheiro.

Com uma abordagem financeira bem estruturada, há muito menos margem de manobra para surpresas ou incidentes imprevistos — que, se surgirem, provavelmente terão muito menos potencial para causar danos.

As chances de se endividar ou falir são escassas, praticamente inexistentes.

As principais vantagens do planejamento financeiro incluem:

  • Construção e estabilidade do patrimônio empresarial;
  • Maior facilidade para realizar investimentos;
  • Previsibilidade;
  • Racionalidade; entre outras.

Leia mais sobre o assunto nos materiais abaixo:

Como fazer um planejamento financeiro corretamente?

Sua organização já falhou em realizar o planejamento financeiro?

Essa ação é essencial para organizar as táticas de qualquer empresa que deseje se fortalecer no setor e realizar suas aspirações em relação às despesas, lucros e retorno sobre o investimento (ROI) por item ou serviço.

Se você não tem ideia de como iniciar este planejamento, as seguintes dicas podem ser úteis.

Portanto, veja agora 6 dicas para que seu plano financeiro seja feito da forma correta.

Defina as metas e objetivos de sua empresa

Quais são suas aspirações para seu negócio?

Está procurando expandir, aumentar de tamanho, ou simplesmente preservar o que você tem?

Ao estabelecer esses objetivos, conseguirá desenvolver uma estratégia financeira e começar a planejar de acordo.

Acompanhe a sua saúde financeira

Examinar a cada mês se os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos através da execução de monitoramento regular.

Esse material também será benéfico para futuras deliberações, ao fazer escolhas.

Dessa forma, será mais fácil tomar decisões com base em detalhes factuais de sua empresa.

Compreenda a importância do fluxo de caixa

Seu negócio está gerando receita ou sofrendo perdas?

Mesmo que você esteja gerando lucro, não ter um fluxo de caixa bem administrado pode levar à falência!

Consequentemente, é importante não somente ter um excedente de dinheiro, mas também ter fundos prontos disponíveis para gerenciar operações, obter estoques e pagar fornecedores.

Monitore a precificação dos seus produtos ou serviços

Ao elaborar o plano, é importante considerar como os preços podem ser impactados com base na posição de mercado que se deseja alcançar, determinada no planejamento inicial.

É vital avaliar cuidadosamente os custos associados ao seu produto e estabelecer um preço que corresponda com sua abordagem de mercado.

Defina estratégias promocionais a serem adotadas

Antes da promoção, mapeie estratégias que incluam decoração de janelas, tais como investir em iluminação apropriada e adornar a loja e vitrines para atrair os clientes e incentivá-los a fazer uma compra.

Além disso, oferecer descontos em itens com baixas vendas, estabelecer metas com os vendedores, entre outros.

Como bônus, criar um registro de cliente para acompanhar o perfil de consumo de um cliente e poder planejar melhor quais produtos promover e quais canais de venda utilizar.

Mude seu foco como empreendedor e passe tarefas táticas e operacionais para sua equipe

Formar um sistema de planejamento financeiro em uma empresa não é suficiente; você deve designar alguém para se encarregar das estratégias e operações.

É essencial descentralizar o poder.

Certifique-se também de motivar sua equipe a desenvolver o hábito de ficar de olho nas finanças.

Por que terceirizar a gestão financeira de sua empresa?

Nossos serviços de terceirização da gestão financeira podem ajudar a aumentar a eficácia da administração de sua empresa.

Deixe que especialistas na área administrem as finanças de sua empresa, elaborando planos para otimizar seus recursos fiscais — incorporar tais serviços ao plano de crescimento de sua empresa pode ser uma ferramenta poderosa.

Compreendemos que a maioria dos empresários nem sempre é favorável ao monitoramento de sua situação financeira, mas é essencial ter um gerente financeiro experiente para administrar os assuntos fiscais e operacionais de sua organização.

Se você gostaria de descobrir como podemos ajudar nossos clientes a acompanhar as finanças de seus negócios, para que eles possam se sentir seguros sabendo que estão operando um empreendimento de sucesso e lucrativo, deixe-nos administrar a papelada relacionada a isso.

Nossos especialistas conduzem uma avaliação e explicam cada passo necessário para administrar as finanças de sua empresa, fornecendo soluções para este aspecto intrincado de qualquer organização.

Garantimos assistência com avaliação de crédito, conciliação bancária e total segurança em todas as transações financeiras de seu negócio através de nosso serviço de terceirização da gestão financeira.

Consequentemente, você pode compreender a condição fiscal de seu empreendimento e fazer escolhas mais confiantes para o sucesso de seu negócio.

Assim, você pode manter completa supervisão e ordem das exigências financeiras de sua empresa.

Conte com a ERJ e tenha maior segurança em sua rotina

A ERJ é uma empresa de contabilidade e impostos com pessoal especializado em consultoria e auditoria.

Conseguimos acomodar as exigências de sua organização prontamente, honestamente, e de acordo com sua particularidade.

Investimos continuamente na compreensão, nos esforçando para refinar nossas abordagens de serviço e aumentar nosso grupo de colegas visando fornecer a você o melhor aconselhamento contábil e fiscal.

Estimamos muito a honestidade e a transparência em nossos serviços, mantendo nossas promessas e trazendo valor, rapidez e eficácia a nossos serviços.

Clique aqui para conversar com nossos profissionais!

Classifique nosso post

Summary
 Planejamento financeiro: como fazer?
Article Name
Planejamento financeiro: como fazer?
Description
Veja 6 dicas de como realizar um planejamento financeiro para organizar melhor o seu negócio. Leia o artigo que preparamos e saiba mais!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda como fazer uma gestão financeira eficiente em seu negócio…
Cresta Posts Box by CP