Gestão financeira: 5 dicas para fazê-la em sua empresa!

Neste artigo você vai ver:

Dicas De Gestao Financeira Para Controlar O Seu Negocio Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Entenda como fazer uma gestão financeira eficiente em seu negócio

Gestão financeira: 5 dicas que vão ajudar a fazê-la de forma estratégica em seu empreendimento. Leia e confira!

Realizar uma gestão financeira eficiente nem sempre é uma tarefa fácil, todavia é de fundamental importância para que o empreendimento possa utilizar seus recursos de maneira eficiente.

Sabendo disso, elaboramos o presente artigo para ajudar você a lidar com o tema com mais praticidade, nele vamos entender mais sobre o que, de fato, é a gestão financeira e o que você pode fazer para realizá-la com mais segurança.

Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material, faça uma boa leitura e entenda o que fazer para otimizar a administração do dinheiro da sua empresa. 

O que é a gestão financeira e porque ela é importante?

A gente pode entender como gestão financeira sendo os processos, estratégias, ações as quais vão possibilitar ao seu empreendimento realizar o planejamento, controle e análise sobre como as finanças serão direcionadas.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Nesse aspecto, é importante trazer que ela é de grande importância em um empreendimento, tendo em vista que a maior parte de todos os outros setores dependem dos recursos por elas geridos para operar.

Isso significa dizer que a gestão financeira está diretamente ligada ao departamento financeiro, todavia impacta em várias outras áreas do seu negócio.

Perceba que o seu departamento de compras precisa saber quais os limites que devem ser respeitados ao adquirir novos produtos e também quais os prazos que devem ser atendidos.

O seu departamento de recursos humanos precisa ser informado sobre até que valores é possível utilizar para fazer novas contratações.

Já o setor de vendas necessita de informações sobre prazos que podem ser disponibilizados aos clientes e percentuais de descontos que podem ser ofertados.

Dessa maneira, ela precisa ser feita com o máximo de cuidado, sendo necessário que sua gestão financeira preze pelo máximo de controle dos seus números.

No próximo tópico, vamos trazer alguns cuidados os quais você deverá considerar ao realizar a gestão financeira do seu negócio, mas antes aproveite para conhecer alguns artigos os quais vão ajudar você a otimizar o seu trabalho, como administrador:

Quais cuidados devem ser tomados ao se realizar uma gestão financeira?

Em tal cenário, a fim de que você tenha uma gestão financeira adequada, é importante ter alguns cuidados.

O primeiro deles é um acompanhamento rigoroso dos seus processos, perceba que será a partir daí que você terá acesso a informações que vão ajudar você a entender o seu contexto e facilitar a definição de ações que possam contribuir para melhorar a forma como o seu dinheiro é gasto.

Ainda, você precisa conhecer pontos de vulnerabilidade em sua empresa para que possa adotar estratégias as quais evitem, por exemplo, fraudes, desvios e outras situações que possam comprometer os lucros do seu negócio.

Para tanto, é importante que você atente-se a alguns aspectos; no próximo tópico, vamos conversar sobre alguns deles, por meio de dicas que vão auxiliar a sua gestão financeira a ser mais eficiente.

O que fazer para ter uma gestão financeira mais efetiva?

Nesse contexto, sabendo da importância que boas práticas de gestão financeira têm em uma empresa, abaixo separamos algumas dicas que vão contribuir para que você possa realizá-la em seu empreendimento.

Dica #1 – Suas rotinas precisam ser adequadas à sua realidade

A forma como as rotinas acontecem em sua empresa dizem muito sobre como será a sua gestão financeira.

Isso começa desde a maneira como seus processos são estruturados.

Mesmo que você não tenha elaborado um documento formal, a organização dos processos da sua empresa já foi realizada de alguma forma, por exemplo, a maneira e a periodicidade com as quais seu caixa é fechado, conciliações que são feitas, relatórios que são gerados e analisados, dentre outros.

Sendo assim, é importante que você organize suas rotinas, lembre-se que será a partir delas que seus colaboradores irão realizar suas atividades.

Dica #2 – Tenha disciplina

Perceba que não adianta ter excelentes rotinas e não seguí-las à risca.

Lembre-se que tão importante quanto estruturar a forma como as atividades da sua empresa irão ser realizadas é aplicá-las no seu dia a dia.

Sendo assim, ao organizar seus processos, certifique-se que eles serão, de fato, seguidos.

Dica #3 – Conte com a tecnologia certa

Existem no mercado vários softwares que podem ajudar você a ter uma gestão financeira adequada, em sua empresa.

No entanto, você precisa, antes de tudo, conhecer as necessidades do seu negócio, a escolha da ferramenta que você irá usar precisa estar alinhada com esse aspecto.

Perceba que adquirir um sistema que disponibiliza recursos que você não utiliza possivelmente trará gastos desnecessários ao seu negócio.

Já adquirir uma ferramenta que não ofereça todos os recursos que você precisa, poderá fazer com que você tenha dificuldades para gerir o empreendimento.

Dica #4 – Estabeleça quais relatórios serão acompanhados

Lembre-se que existem vários tipos de relatórios que podem evidenciar a situação financeira do seu negócio.

Desde aqueles que trazem informações sobre o seu faturamento, a demonstração do resultado do exercício, grau de endividamento, dentre outros.

Assim como pouca informação poderá trazer prejuízos à sua tomada de decisão, muita informação também poderá fazer com que você acabe perdendo o seu foco e não consiga resolver seus problemas da maneira apropriada.

Definir os relatórios que você irá usar para acompanhar os seus resultados é muito importante.

Dica #5 – Analise seus resultados

Analisar como as suas decisões estão repercutindo nos números da sua empresa é essencial para saber se você está, de fato, seguindo no caminho certo.

Contudo, é importante levar em consideração a sua realidade, isso evita decisões equivocadas.

Como um suporte especializado ajuda você na gestão financeira da sua empresa?

Quando se trata de gestão financeira, a melhor alternativa é contar com apoio especializado.

Com o auxílio de quem entende, fica mais fácil estruturar suas rotinas da maneira certa, estabelecer e analisar seus relatórios da forma adequada.

No link abaixo você saberá quem pode ajudar nessa tarefa:

Contabilidade em São Paulo – SP

ERJ: o apoio que você precisa para uma administração mais segura

Seguir as dicas que trouxemos em nossa conversa ajudará você a melhor gerir suas finanças.

Dito isso, cabe trazer que nós, da ERJ, somos uma contabilidade que pode ajudar você a lidar com esse tema com mais praticidade em sua empresa.

Vamos conversar sobre isso?

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça os benefícios de contar com a nossa parceria.

Preciso de ajuda para facilitar a gestão da minha empresa

5/5 - (1 vote)

Summary
 Gestão financeira: 5 dicas para fazê-la em sua empresa!
Article Name
Gestão financeira: 5 dicas para fazê-la em sua empresa!
Description
Entenda como fazer uma gestão financeira eficiente em seu negócio. Leia o artigo que preparamos e confira as nossas dicas!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Veja o que fazer ao ultrapassar o limite de 20%…
Cresta Posts Box by CP