Plano de Negócios: O que preciso saber para minha empresa?

Neste artigo você vai ver:

Aprenda Agora Mesmo Como Mudar De Contador Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como criar um plano de negócios: Planejando seu caminho para o sucesso

O segredo para obter êxito em sua empresa…

Está pensando em começar seu próprio negócio e precisa saber como criar um plano de negócios? Ou talvez você esteja pensando em expandir seu negócio existente e precisa saber como criar um plano de negócios para isso também? 

A maioria das empresas falham porque seus fundadores não foram capazes de pensar adiante ou compreender os riscos associados ao lançamento de sua empresa. Muito disso tem a ver com a falta de informações suficientes sobre a lucratividade potencial, possíveis concorrentes, e muito mais. Criar um plano de negócios é uma das maneiras pelas quais você pode mitigar alguns desses riscos. 

Um plano de negócios bem escrito ajudará você a pensar em todos os aspectos de iniciar ou expandir seu negócio para que você tenha uma compreensão mais clara do que precisa ser feito, quanto custará e quando.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Veja também:

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios é um documento que fornece uma visão geral de sua empresa, seu potencial e a forma como ela será administrada. Ele destina-se a ajudá-lo a tomar decisões-chave sobre seu negócio, tais como quanto de financiamento você precisará, onde você quer localizar seu negócio, que produtos ou serviços você planeja oferecer, etc. 

Os planos de negócios são frequentemente criados no início do processo de criação da empresa. Eles têm o objetivo de ajudar os fundadores a pensar em questões-chave e a tomar decisões importantes sobre seus negócios. 

Os planos de negócios podem variar em seu nível de detalhes e no formato em que são escritos. Eles podem variar de uma única página a mais de 100 páginas. 

O nível de detalhamento depende do tipo de plano de negócios. Existem diferentes tipos de planos de negócios, ou seja, planos financeiros, planos de marketing, etc.

Por que um plano de negócios é importante?

Um plano de negócios ajuda você a entender o que precisa ser feito, quanto custará e quando deve ser concluído. É um documento muito importante porque ajuda você a entender o que é necessário para iniciar seu negócio. 

A maioria dos investidores ou bancos solicitarão que você escreva um plano de negócios que eles possam revisar. Eles usarão seu plano de negócios para avaliar suas idéias, sua equipe e seu nível de risco. 

Um plano de negócios também pode ser usado para ajudá-lo a obter financiamento de agências governamentais, investidores ou outras fontes de financiamento. Ele também pode ser usado para ajudá-lo a se conectar com mentores e conselheiros que podem ajudá-lo a resolver problemas e tomar decisões importantes à medida que você inicia seu negócio.

Quem deve ler isto?

Qualquer pessoa que esteja pensando em começar seu próprio negócio ou qualquer pessoa que já tenha iniciado seu próprio negócio, encontrará valor na leitura deste artigo. Também é útil para aqueles que estão planejando expandir seus negócios ou querem ter certeza de que estão tomando as decisões corretas. 

Se você está apenas começando e tentando determinar para onde quer ir com seu negócio, este artigo pode ajudá-lo a planejar seu caminho. Se você está no negócio há algum tempo e quer expandir, este artigo pode ajudá-lo a criar um plano sólido que o ajudará a determinar a melhor maneira de fazer isso.

Como criar um plano de negócios sólido

Um plano de negócios deve ser criado de forma a permitir que você compreenda seu negócio e seus concorrentes e também ajude você a pensar através de seu plano de ataque. É também muito importante ter em mente que um plano de negócios é apenas um plano.

Não é para ser uma previsão. Haverá muitas mudanças que acontecerão antes que você chegue ao final do plano. Você vai querer ser flexível o suficiente para reconhecer estas mudanças e fazer mudanças em seu plano com base nas circunstâncias.

Passo 1: Pesquisar e compreender seu público

Antes de começar a escrever seu plano de negócios, você precisa entender seu público. 

Você precisa saber quem são seus clientes e por que eles vão comprar seus produtos ou serviços. 

Você também precisa entender seus concorrentes e entender como seu produto ou serviço é diferente do deles. 

A compreensão de seu público o ajudará a determinar quem irá ler seu plano de negócios e em que partes de seu plano eles estarão mais interessados. Isso o ajudará a determinar quais são as seções de seu plano de negócios mais importantes.

Passo 2: Defina sua visão, sua missão e seus valores

Sua visão e suas declarações de missão o ajudarão a pensar através de seus negócios. Elas lhe permitirão decidir como você quer que seu negócio seja, que tipo de pessoas você quer contratar e o ajudarão a determinar seus valores fundamentais como empresa. 

Seus valores são as coisas em que você acredita, tanto como empresa quanto como indivíduo que dirige a empresa.

Eles são as coisas que não são negociáveis e as coisas que o ajudarão a tomar decisões difíceis e a manter sua empresa no caminho certo. Por exemplo, se você acredita em ser ecologicamente correto e sustentável, estes podem ser seus valores. 

Eles também podem ser úteis ao conversar com investidores e convencê-los de que sua empresa tem uma visão forte. Sua visão deve ser curta, mas sua declaração de missão pode ser tão longa quanto você precisar.

Passo 3: Determine os objetivos de sua empresa

Uma vez que você tenha definido sua visão e missão, você pode começar a pensar sobre quais serão os objetivos de sua empresa. 

As metas variam de acordo com o tipo de negócio que você está realizando e com o setor em que está inserido. Suas metas podem estar relacionadas à obtenção de lucro, satisfação dos funcionários, satisfação do cliente, etc. Elas podem ser metas de curto prazo (1 ano) ou metas de longo prazo (5 anos). Elas também podem ser coisas que precisam ser feitas antes de você começar a ter lucros.

Passo 4: Saiba quem são seus concorrentes

Você também precisa saber quem são seus concorrentes e o que você pode fazer para se diferenciar deles. 

Você precisa saber o que seus concorrentes estão fazendo, quanto dinheiro eles estão ganhando e como eles estão se comercializando. Ser capaz de entender seus concorrentes o ajudará a tomar melhores decisões sobre sua empresa. Também o ajudará a compreender os riscos que você está correndo e os desafios que pode enfrentar. Por exemplo, se você sabe que seus concorrentes estão fazendo propaganda pesada no Facebook e não tem orçamento para fazer o mesmo, você pode precisar encontrar outras maneiras de comercializar sua empresa. Entender seus concorrentes também pode ajudá-lo a determinar que tipo de clientes você quer atrair.

Passo 5: Estimar os custos de administração de sua empresa

Você também precisa entender quanto vai custar para administrar sua empresa. Isto o ajudará a determinar se seu plano de negócios faz sentido financeiramente.

Você vai querer olhar para coisas como pessoal, serviços públicos, seguros, marketing e muito mais. Sua previsão de receita também é muito importante. Você vai querer determinar quantos clientes você espera atrair, quanto você espera cobrar por seus produtos ou serviços, e a margem de lucro que você fará. Isto o ajudará a estimar quanto dinheiro você terá a cada mês e se seu plano de negócios faz ou não sentido financeiramente.

Passo 6: Decida quando você vai deixar sua empresa

Finalmente, você precisa decidir quando vai deixar sua empresa. Isto pode estar relacionado com sua idade, sua saúde e quando seus filhos terão idade suficiente para assumir a empresa. 

Você também precisa pensar em quando você quer se aposentar. Talvez você queira se aposentar enquanto ainda é jovem o suficiente para aproveitar seu tempo livre. Você também pode decidir quando quer vender sua empresa. Isto o ajudará a estabelecer metas e cronogramas. Também o ajudará a manter-se concentrado em seu caminho e a tomar melhores decisões à medida que você for avançando.

Nós da ERJ podemos te ajudar a criar um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que fornece uma visão geral de sua empresa, seu potencial e a forma como ela será administrada. Ele tem o objetivo de ajudá-lo a tomar decisões-chave sobre seu negócio, tais como quanto de financiamento você precisara, onde você quer localizar seu negócio e que produtos ou serviços você quer oferecer. 

Um plano de negócios deve ser criado de forma a permitir que você compreenda sua empresa e seus concorrentes e também ajudá-lo a pensar através de seu plano de ataque.

Pensando nisso, nossa contabilidade, ERJ, pode te ajudar no processo de criação de um plano de negócios efetivo e gestão de sua empresa.

Envie uma mensagem agora para que possamos conversar sobre a melhor maneira de ajudar você.

CLIQUE AQUI E CRIE SEU PLANO DE NEGÓCIOS AGORA!

5/5 - (1 vote)

Summary
Plano de Negócios: O que preciso saber para minha empresa?
Article Name
Plano de Negócios: O que preciso saber para minha empresa?
Description
Como criar um plano de negócios: Planejando seu caminho para o sucesso! Não perca essas informações importantes.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Com estes 3 passos, você fará o controle de estoque…
Cresta Posts Box by CP