Mudar de contabilidade: como fazer sem complicações?

Neste artigo você vai ver:

Como Faco Para Mudar Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Guia prático de como mudar de contabilidade em segurança

Tenha todas as informações necessárias para mudar de contabilidade de forma segura, efetiva e descomplicada

Muitos empreendedores se questionam se é possível mudar de contabilidade e quais passos precisam ser tomados para que isso aconteça.

Logo, devido à complexidade desse tema e a sua importância no meio empresarial, decidimos trazer neste texto um passo a passo detalhando o que precisa ser feito para mudar de contabilidade e não ter problemas relacionados a multas ou quebra de contrato.

Confira!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Veja também:

A importância da contabilidade 

Como sabemos, a agenda do empreendedor costuma ser extremamente ocupada, não sobrando tempo para cuidar de pendências financeiras envolvendo impostos e obrigações jurídicas. 

Desse modo, ao contratar um escritório de contabilidade, todas essas tarefas deixarão de ser responsabilidade da sua empresa e ficarão centralizadas na mão de um grupo de profissionais que realmente entendem do assunto.

Veja que um dos maiores problemas enfrentados pelas companhias fica por conta da inexatidão ao calcular seus impostos, o que pode ser detectado pela Receita Federal e gerar multas que podem chegar a casa dos 70% sobre o valor devido.

A contabilidade serve justamente para mitigar a ocorrência de erros como esses, já que o contador poderá te auxiliar com toda burocracia e com todos os assuntos fiscais e tributários.

Além disso, você terá um controle financeiro muito mais efetivo, já que esses profissionais irão cuidar de todos os assuntos contábeis, como a gestão do fluxo de caixa, elaboração do planejamento financeiro, etc.

Posso mudar de contabilidade? 

Conforme previsto no código de defesa do consumidor, todo empresário tem direito a mudar de contabilidade sempre que achar necessário.

Entretanto, é preciso estar atento às cláusulas e condições impostas pelo seu atual escritório, tendo em vista que algumas empresas estabelecem uma multa contratual referente à quebra de contrato

Como mudar de contabilidade? 

Para mudar de contabilidade, primeiro, é necessário que você realize a consulta do seu contrato atual, a fim de verificar se há alguma cláusula de rescisão do contrato. 

Em seguida, consulte se há pendências deixadas pelo contador atual e envie um e-mail formalizando o encerramento do contrato ou uma carta registrada pelos correios. 

Ao solicitar o encerramento do vínculo, a instituição contábil precisa organizar toda documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal da empresa, e devolver aos proprietários em no máximo 30 dias.

Além dos documentos contábeis, também é fundamental solicitar um relatório da situação atual de sua empresa, o que inclui a situação dos débitos com órgãos municipais, estaduais e federais, parcelamentos de dívidas em andamentos, etc. 

Lembrando que o termo de transferência de responsabilidade técnica é um documento extremamente importante e que precisa ser preenchido, formalizando assim a troca de escritório. 

Por fim, cabe ao novo contador confeccionar um novo contrato, expressando toda sua responsabilidade técnica sobre a empresa contratante.

De forma resumida, o passo a passo para mudar de contabilidade é:

  1. Realizar uma consulta em relação ao contrato atual;
  2. Consultar possíveis pendências;
  3. Realizar a comunicação adequada para o atual serviço contábil;
  4. Contratar um novo serviço contábil.

Seja cauteloso ao seguir com esse processo

Embora mudar de contabilidade seja um processo relativamente simples, lembre-se de estar atento ao contrato e ao distrato de prestação de serviço, já que são eles os responsáveis por determinar onde começam e onde terminam as responsabilidades do contador.

Logo, caso tenha dúvidas, não hesite em solicitar auxílio ao seu novo escritório e evite problemas para a sua empresa no futuro.

Conte com os serviços especializados da ERJ Account!

É normal que algumas empresas optem por mudar de contabilidade conforme o passar do tempo, seja por razões relacionadas a valores, falta de comunicação ou até mesmo a maneira como o serviço vem sendo prestado. 

Independentemente do motivo, é importante contar com uma contabilidade especializada, que atenda às suas necessidades e possa ser o parceiro de que você precisa para manter uma empresa organizada, saudável e lucrativa.

Nesse sentido, saiba que nós, da ERJ Account, somos a opção ideal para você.

Afinal, além de ter serviços contábeis e fiscais de excelência, vamos ajudar você em toda a sua troca de contabilidade.

CLIQUE AQUI PARA TROCAR DE CONTABILIDADE DE FORMA SEGURA, EFETIVA E DESCOMPLICADA!

5/5 - (1 vote)

Summary
Mudar de contabilidade: como fazer sem complicações?
Article Name
Mudar de contabilidade: como fazer sem complicações?
Description
Guia prático de como mudar de contabilidade em segurança. Confira agora mesmo o artigo que preparamos para saber mais!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Será que é possível migrar de contabilidade em qualquer período?…
Cresta Posts Box by CP