Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Neste artigo você vai ver:

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais.

Leia também:

Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as empresas precisam cumprir uma série de obrigações acessórias. Além disso, essas obrigações não envolvem diretamente o pagamento de impostos, mas são essenciais para que as autoridades fiscais possam verificar se os impostos estão sendo pagos corretamente.

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

A importância das obrigações acessórias

As obrigações acessórias são vitais para o funcionamento justo e transparente do sistema tributário. Sendo assim, cumprir essas obrigações não apenas ajuda a evitar multas e problemas com o fisco, mas também garantem que a empresa esteja sempre em conformidade com a lei.

Portanto, é crucial que as empresas mantenham registros detalhados de todas as suas transações, emitam notas fiscais, declarem faturamento e informem ao governo sobre a movimentação de seus estoques.

Quais são as obrigações acessórias de uma empresa?

As obrigações acessórias podem variar tanto de acordo com o regime tributário da empresa, quanto à complexidade e o tipo de atividade desenvolvida, bem como a cidade e o estado onde está estabelecida.

Para garantir o cumprimento de todas as obrigações, é recomendável consultar um contador ou uma empresa de contabilidade especializada (como a nossa, por exemplo).

  • Declarações mensais:
    • PGDAS-D
    • DESTDA
    • DCTF
    • SPED Fiscal
    • EFD-Contribuições
    • GFIP
    • eSocial
    • GIA/GIA ST
    • Declarações municipais de ISS

 

  • Declarações anuais:
    • DEFIS
    • DASN-SIMEI
    • SPED Contábil
    • DIRF

 

  • Documentos fiscais:
    • Emissão de notas fiscais
    • Escrituração de livros fiscais

Obrigações acessórias por regime tributário

Simples Nacional: Em primeiro lugar, as empresas enquadradas no Simples Nacional possuem um regime simplificado, criado para facilitar a formalização e manutenção de micro, pequenas e médias empresas.

As obrigações acessórias específicas do Simples Nacional incluem PGDAS-D, DEFIS, DESTDA, e DASN-SIMEI (para MEIs), além de outras declarações, por exemplo.

Lucro Real: Em segundo lugar, as empresas optantes pelo Lucro Real, geralmente de maior porte e complexidade, possuem uma série de obrigações acessórias que devem ser declaradas mensalmente, trimestralmente ou anualmente.

Estas incluem, portanto, todas as obrigações mencionadas anteriormente, excluindo as específicas do Simples Nacional.

Uma das grandes diferenças é que, além de um número mais elevado de demonstrações, as empresas do Lucro Real também precisam escriturar e registrar os livros fiscais periodicamente, conforme exigido pela legislação.

Por fim…

…Independentemente do regime de tributação, é indispensável contar com um contador especializado para garantir a regularidade fiscal da empresa.

Pensando assim, um profissional qualificado é essencial para assegurar o cumprimento de todas as exigências legais e evitar problemas com o fisco, por exemplo.

Portanto, deixe a gente cuidar de sua contabilidade para você sempre ficar em dia!

Quero falar com um especialista!

5/5 - (1 vote)
Summary
Article Name
Obrigações fiscais anuais da sua empresa
Description
No Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais.
Author
Publisher Name
EJPL SERVICOS ( ERJ )
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Dicas de gestão de caixa para comerciantes de todos os tamanhos

Dicas de gestão de caixa para comerciantes de todos os tamanhos Administrar um comércio é uma tarefa complexa e desafiadora e, por isso, separamos dicas de gestão de caixa para comerciantes de todos os tamanhos! Antes de mais nada, uma das responsabilidades mais importantes para um comerciante é a gestão de caixa. Um bom gerenciamento

Aprovada emenda aditiva do CFC sobre a reforma tributária

Aprovada emenda aditiva do CFC sobre a reforma tributária Aprovada emenda aditiva do CFC sobre a reforma tributária e sua importância para a contabilidade. Leia com atenção e compartilhe o post! A Emenda Aditiva do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi aprovada integralmente pelo Grupo de Trabalho sobre a Regulamentação da Reforma Tributária da Câmara

Como organizar as finanças do seu negócio

Como organizar as finanças do seu negócio Como organizar as finanças do seu negócio para alcançar o sucesso financeiro e crescer saudavelmente em um cenário tão mutável! Leia também: Desafios financeiros de empresas de médio porte Problemas na contabilidade – parte 2 Problemas na contabilidade – parte 1 Comece com o pé direito Certamente, o

Superando desafios financeiros em empresas de médio porte

Superando desafios financeiros em empresas de médio porte Superando os desafios financeiros em empresas de médio porte, você crescerá seu caixa saudavelmente e investirá em outros negócios! As empresas de médio porte são cruciais para a economia brasileira, mas crescer de forma sustentável é um desafio. Dessa forma, é preciso entender cada obstáculo para encontrar

Como resolver? Contabilidade (parte 2)

Como resolver? Contabilidade (parte 2) Existem diversos problemas comuns dentro de uma contabilidade, mas a pergunta que fica é: como resolver todos eles? Esta é a parte 2 de uma série de 3 artigos que vai te ajudar a ultrapassar estes desafios.  Vamos lá? Leia também: Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um

Recomendado só para você
Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor…
Cresta Posts Box by CP