CNPJ para advogado: quais os trâmites?

Neste artigo você vai ver:

Saiba Tudos Que E Necessario Para Abrir Cnpj Para Advogados Agora Mesmo Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Saiba tudo de que é necessário para abrir CNPJ para advogados

Apresentamos todos os passos e procedimentos para conseguir realizar a abertura do seu escritório de advocacia

Você já ouviu dizer que os advogados podem registrar seus negócios como pessoas jurídicas utilizando a SLA — Sociedade Limitada Unipessoal de Advocacia?

Isso leva muitos profissionais a se perguntarem se vale realmente a pena abrir um CNPJ ou se é mais prático trabalhar independentemente como indivíduo.

Para responder a essas perguntas, nós elaboramos um artigo completo sobre o registro de um CNPJ para advogados.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Você tem alguma pergunta relacionada com o assunto? Então, é recomendável ler o artigo na íntegra!

Vale a pena abrir CNPJ para advogado?

A Ordem dos Advogados do Brasil tem regras distintas que permitem aos advogados operar como Entidades Jurídicas.

É benéfico abrir uma empresa para exercer a advocacia conforme a OAB a aprova.

Além disso, as empresas neste campo podem ser tributadas pelo Simples Nacional, oferecendo vantagens em termos do valor dos impostos a serem pagos sobre os honorários.

Qual o tipo de empresa permitido para abertura?

Ao considerar o tipo de escritório de advocacia, o fator decisivo é o número de sócios.

A Ordem dos Advogados do Brasil permite escritórios com um ou vários sócios, com um mínimo de dois.

É essencial observar que todos os sócios devem estar registrados na OAB e que indivíduos de outras profissões não estão autorizados a ingressar.

Se houver apenas um sócio, eles estarão abrindo uma Sociedade Limitada Unipessoal de Advocacia (SLA). Por outro lado, se for um grupo de sócios, será uma Sociedade Simples de Advocacia.

Quando se trata de regras para escritórios de advocacia, não é possível ter um nome fictício. Se houver apenas um advogado no escritório, então o registro deve exibir seu nome.

Por outro lado, se houver muitos profissionais envolvidos, ou todos os nomes, ou um deles pode ser listado como um representante.

A OAB também especifica que a organização se destina a ser utilizada apenas para fins fiscais, e cada sócio tem sua responsabilidade pessoal.

Não é viável que um advogado represente outro só devido à formação da empresa — o procedimento de autorização deve ser seguido.

O que é preciso e quais os passos para abrir CNPJ de advogado?

Para estabelecer um CNPJ para advogados, é preciso estar inscrito na OAB, redigir um Contrato Social e apresentar a documentação à Ordem dos Advogados do Estado.

Após obter a permissão da OAB, o advogado deve então solicitar a inscrição da organização na Receita Federal.

Dessa maneira, basta seguir os passos abaixo:

  • Preencher o requisito de profissional, ou sócios, estarem inscritos na OAB;
  • Criar o Contrato Social da futura empresa, conforme as regras previstas pela OAB — neste documento devem constar dados da empresa, que podem ser averiguados pela Ordem para autorização da abertura do CNPJ;
  • Com a organização dos documentos, inicia-se o processo na Seccional da OAB do seu Estado. Normalmente, nesse processo, há documentos que precisam ser entregues e taxas a serem pagas pelo serviço;
  • Após liberação da OAB é possível solicitar o CNPJ junto à Receita Federal — lembre-se de que há comunicação entre órgãos e não adianta emitir o CNPJ sem o devido conhecimento da Ordem do seu estado;
  • Com CNPJ em mãos, existem procedimentos municipais a serem realizados, que diferem segundo a cidade onde se localiza sua empresa.

Vale destacar que, caso abra seu CNPJ de advogado em São Paulo, também será preciso registrar a sua empresa na Junta Comercial do Estado.

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) está encarregada de oficializar os documentos dos empresários, entidades empresariais e sociedades empresárias no Estado.

Além disso, eles também são responsáveis pela seleção de tradutores públicos e intérpretes comerciais, bem como pelo registro e acompanhamento das casas de leilões e armazéns.

A Jucesp ocupa o primeiro lugar no Sistema Nacional de Registro Comercial, representando 42% do total da demanda no país.

Ter a ajuda de um escritório de contabilidade serviria para entender as etapas necessárias a serem realizadas e economizaria tempo em todo o processo.

Quanto custa abrir CNPJ para advogado?

Os custos para abrir CNPJ para advogado variam conforme a OAB de cada estado, mas, basicamente, estão relativos as seguintes questões:

  • Taxa para registro da Sociedade de Advocacia na OAB;
  • Honorários do profissional de contabilidade.

É essencial destacar que os custos possuem média de R$1.146,90 para o registro de uma Sociedade de Advogados.

Tenha especialistas cuidando da abertura de sua empresa

Ter a certeza de que você está completamente pronto para enfrentar as dificuldades das regulamentações fiscais e contábeis do Brasil é inestimável.

Como empresário, você está ciente de que as questões financeiras, fiscais e sociais, com as finanças de sua empresa, devem ter prioridade máxima.

Deixe nossos profissionais cuidarem das exigências de sua empresa e garantir que tudo seja feito segundo a lei.

Dê-nos a oportunidade de demonstrar que somos competentes para sermos associados de sua empresa. Estamos aqui para você!

Ao contar com a ERJ para auxiliar na abertura de sua empresa, garantimos um planejamento tributário efetivo e todo suporte necessário.

Conte com a equipe da ERJ

A ERJ é uma empresa especializada em contabilidade e tributação, fundada por especialistas nas áreas de consultoria e auditoria, visando fornecer às empresas serviços que sejam rápidos, transparentes e personalizados.

Colocamos continuamente recursos para desenvolver nossa base de conhecimentos, para nos mantermos atualizados com os mais modernos métodos de serviços e para expandir nossa equipe de funcionários.

Estamos comprometidos em trazer honestidade e clareza aos nossos serviços, honrando nossas obrigações e proporcionando aos clientes valor agregado, rapidez e eficiência.

Clique aqui para contar com nossos profissionais!

5/5 - (1 vote)

Summary
 CNPJ para advogado: quais os trâmites?
Article Name
CNPJ para advogado: quais os trâmites?
Description
Saiba tudo de que é necessário para abrir CNPJ para advogado. Para saber mais, leia o artigo que preparamos até o final!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda como funciona o desenquadramento do Simples Nacional Detalhamos, neste…
Cresta Posts Box by CP