Veja o passo a passo para fazer mudança de contabilidade

Neste artigo você vai ver:

Mudanca De Contabilidade Entenda Como Funciona O Processo Blog Erj Assessoria Contábil E Tributaria - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Um serviço contábil de qualidade é imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa.

A relação entre contabilidade e negócio precisa ser de confiança e de muita qualidade, afinal é a contabilidade que cuida de todas as obrigações fiscais da empresa.

A contabilidade contratada precisa atender às necessidades e às particularidades do contratante, entregar tarefas no prazo, cuidar da documentação etc. Se a sua contabilidade não atende a esses quesitos e te deixa sempre com a impressão de um serviço feito pela metade ou com qualidade duvidosa, saiba que a empresa pode, sim, trocar de contabilidade.

Muitos empresários ficam com dúvidas sobre esse procedimento e acabam levando adiante um serviço que não os atende, passando por diversas dificuldades.

Pensando nisso, nós, da ERJ, preparamos o passo a passo para você entender como prosseguir na hora de mudar de contabilidade. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Entenda a importância da contabilidade 

Na troca, fique atento para não cometer erros na hora de contratar uma nova contabilidade, entenda as principais necessidades da sua empresa e escolha uma contabilidade que atenda aos requisitos.

Lembre-se de que a contabilidade será responsável pela sua folha de pagamentos, pelos impostos a serem pagos, pela documentação da empresa etc. Não adianta trocar de contabilidade e manter os mesmos problemas na empresa.

Revise o contrato com atual contabilidade 

Evite problemas legais futuramente. Alguns contratos podem conter cláusulas que prevêem a obrigação de  um aviso prévio para revisão ou até mesmo multa. Veja se há algum ponto não cumprido por parte da contabilidade que esteja previsto em contrato.

Faça um levantamento de possíveis dívidas da empresa 

A contabilidade cuidará de todos os processos financeiros da empresa, lembre-se de fazer um levantamento acerca de possíveis dívidas da empresa, de financiamentos e de empréstimos.

Documentação necessária para mudar de contabilidade

Seu novo contador precisa ter acesso à documentação da empresa; ele precisará de informações e de dados que serão importantes para entender e para atender às necessidades de seu negócio. Veja quais são eles.

  • Contrato social ou Requerimento de Empresário e Escrituração Contábil

“Certidão de nascimento” da empresa, o Contrato Social (LTDAs) ou Requerimento de Empresa (EIs), contém informações sobre condições de funcionamentos das atividades econômicas exercidas pela empresa, sobre os sócios e suas obrigações e sobre seus direitos. É um dos documentos mais importantes para a contabilidade; na Escrituração Contábil, estão todos os dados contábeis, as mudanças e as movimentações no patrimônio da empresa.

  • Notas fiscais recebidas, comprovantes de pagamentos 

Separe para o seu novo contador as notas fiscais recebidas pela empresa e os contracheques dos salários e dos benefícios dos funcionários.

  • Comprovantes de pagamentos de tributos, de despesas e de custos gerais

Serão necessários comprovantes de pagamentos de tributos como INSS, ISS, FGTS etc. Separe os seus comprovantes de pagamentos de despesas gerais, como água, luz, aluguel, manutenção e demais.

É preciso também ter o seu guia de recolhimento do FGTS e de informações da Previdência Social.

  • Código de acesso ao Simples Nacional e senha da web

Para acessar a plataforma de emissão de notas fiscais e o sistema da prefeitura na cidade em que está sediada a sua empresa, é necessária a utilização de uma senha web. O código de acesso à Receita Federal é necessário se sua empresa for adepta a esse regime tributário do Simples Nacional.

Informe à contabilidade atual a rescisão contratual

Na hora da mudança, é necessário agir com clareza com a contabilidade com quem deseja rescindir o contrato; a comunicação prévia pode evitar desconfortos entre as partes, lembre-se de que a empresa contábil em questão detém enorme conhecimento acerca de seu negócio e de seu funcionamento.

Analise o Distrato 

No Distrato, há informações acerca de possíveis obrigações que ainda recaem sobre a antiga contabilidade. Em caso de dúvidas, fale com seu contador atual para entender quais obrigações ainda dizem respeito à contabilidade anterior. Em tal documento, haverá informações sobre a entrega dos documentos e das obrigações realizadas.

Analise e assine o novo Contrato de Prestação de Serviços

Agora que já está com todas as informações necessárias, é hora de analisar bem o novo contrato, analise todos serviços garantidos em contrato, afinal você já está trocando de contabilidade, garanta, com a nova contabilidade, o cumprimento legal das necessidades do seu negócio.

Se restaram dúvidas ou deseja a opinião direta de um profissional especializado, entre em contato conosco clicando aqui. Podemos ajudar a sua empresa nessa hora tão importante.

CLIQUE AQUI E REALIZE A SUA TROCA DE CONTABILIDADE CORRETAMENTE!

5/5 - (1 vote)

Summary
Veja o passo a passo para fazer mudança de contabilidade
Article Name
Veja o passo a passo para fazer mudança de contabilidade
Description
Um serviço contábil de qualidade é imprescindível para o bom funcionamento de uma empresa. Leia nosso post e saiba como realizar a sua mudança de contabilidade.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
5 dicas de ouro para evitar a malha fina A…
Cresta Posts Box by CP