Inscrição estadual: será que sua empresa precisa dela?

Neste artigo você vai ver:

O Que é Inscrição Estadual Toda Empresa Precisa Ter Uma Blog (1) - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Entenda o que é e quando é necessário uma empresa ter inscrição estadual

Leia o material que preparamos e entenda se o seu empreendimento precisa ter inscrição estadual para operar de acordo com o que determina a legislação

A abertura de uma empresa é um momento no qual muitos gestores costumam ter as mais diferentes dúvidas, saber se o negócio precisa obter a inscrição estadual é uma delas.

Conhecer como registrar o empreendimento da maneira correta é essencial, pois evita que, no futuro, você tenha de enfrentar problemas que tragam prejuízos.

Todavia a gente sabe que isso, de longe, não é algo fácil e foi pensando em ajudar nesse assunto que preparamos o presente artigo.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Continue lendo o nosso material e entenda mais sobre a inscrição estadual e se sua empresa precisará obtê-la antes de começar suas operações.

Por que o nosso sistema tributário é considerado complexo?

O Brasil possui um número variado de leis, as quais mudam a todo instante e servem para instituir e especificar a forma como diferentes tributos devem ser cobrados.

Nesse sentido, consiste um desafio muito grande para a maioria dos gestores atender todas essas especificações, todavia é algo plenamente possível de se fazer, aspecto essencial para ficar longe de multas, juros e autuações as quais podem até mesmo comprometer que o seu negócio continue de portas abertas.

Um aspecto importante é a existência de diferentes deveres ligados a esse tema que devem ser cumpridos pelas empresas, além, é claro, do recolhimento dos tributos dentro do prazo com eles sendo calculados corretamente, o que é entendido por obrigação principal.

Eles, no mundo jurídico e contábil, são tecnicamente chamados “obrigações acessórias” e, no próximo tópico, vamos conversar mais sobre ela.

Antes disso, aproveite para conhecer alguns artigos os quais vão ajudar você a entender sobre como melhorar a gestão do seu negócio:

O que são obrigações acessórias?

De forma simplificada, a gente pode entender como obrigações acessórias aquelas que devem ser cumpridas pela empresa e que não constituem ato de pagar tributo, mas que vão servir para ajudar o governo em sua fiscalização.

Nesse viés, emissão de notas fiscais, envio de declarações, impressão de livros como o Livro Registro de Saídas etc. podem ser consideradas esse tipo de obrigação.

Por meio delas, o Estado consegue obter dados para saber se o seu empreendimento está atendendo a tudo o que a lei determina relativo ao recolhimento de tributos.

.Obter inscrição estadual pode ser considerada uma delas e, sobre esse registro, vamos conversar no próximo tópico.

O que é a inscrição estadual?

Antes de a gente falar sobre o tema do nosso artigo em si ,a gente precisa que você saiba mais sobre como o nosso sistema tributário funciona.

Nossa legislação atribui a diferentes entes governamentais a capacidade de legislar e fiscalizar determinados tributos.

Para ilustrar, a competência de acompanhar o recolhimento do IRPJ e da CSLL por parte dos contribuintes é dada à União, que o faz pela Receita Federal e tem abrangência nacional.

Dessa forma, quando é sancionada uma lei que trata sobre o assunto, ela vale para todo o Brasil.

No âmbito dos estados, isso acontece, por exemplo, com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS).

Contudo, nesse caso, cada ente federativo poderá, respeitando os limites contidos na Constituição Federal de 1988, Código Tributário Nacional e leis superiores, determinar como a apuração será feita em seus territórios, ocasionando, por vezes, diferenças no recolhimento entre eles.

Nesse contexto, cada estado fica responsável por realizar a fiscalização e garantir que seus normativos estão sendo cumpridos.

A fim de que esse trabalho seja facilitado, foi exigido que os contribuintes que operam atividades as quais têm incidência desse tributo realizem o cadastro junto à Secretaria Fazendária do estado no qual está estabelecida, sendo criada a inscrição estadual.

Dessa maneira, a inscrição estadual consiste em um número o qual serve para comprovar que um determinado empreendimento está inscrito na Secretaria da Fazenda de um determinado estado, sendo usado para que se possa acompanhar o recolhimento do ICMS.

Ela é importante, inclusive, para que a empresa possa emitir notas fiscais ao comercializar seus produtos e será obrigatória para empreendimentos e pessoas físicas as quais desenvolvem atividades que movimentam mercadorias como, por exemplo, indústrias e revendedores.

Regra geral, empresas prestadoras de serviços não precisam solicitá-la.

Como facilitar a obtenção da sua inscrição estadual?

Ao registrar uma empresa nova ou realizar alteração contratual incluindo atividade de comercialização de mercadorias, deve-se solicitar imediatamente o registro junto ao órgão.

Como cada unidade federativa possui certa autonomia quanto às regras de funcionamento, o ideal é procurar junto ao próprio órgão informações sobre como o registro deve ser feito.

Todavia, geralmente são solicitados documentos de constituição da empresa, dos sócios e preenchimento de formulário específico, comprovante de endereço, e-mail e alvará de funcionamento.

Clique no link abaixo e conheça quem pode ajudar você nesse assunto:

ERJ: conte com a gente para lidar com a burocracia com mais simplicidade!

Como a gente pôde verificar em nossa conversa, obter a inscrição estadual da sua empresa é importante para que você esteja em dia junto ao Estado.

Entretanto, não são todos os empreendimentos que precisam obtê-la, sendo que as regras e os prazos podem mudar de um estado para outro.

Contar com o apoio de quem entende permite que você possa não apenas saber se ele é necessário para sua empresa, mas também obter o documento com praticidade e agilidade.

Nós, da ERJ, somos especialistas nesse assunto e vamos ajudar você a solicitar a inscrição estadual do seu negócio com rapidez e segurança.

Contamos com uma equipe que trabalha exclusivamente com esse assunto, preparada para ajudar você a lidar com esse aspecto em seu negócio, seja no momento da abertura ou por ter diversificado suas atividades.

Dito isso, clique no botão abaixo, converse com a gente e conheça, de perto, os benefícios de contar com o nosso suporte!

Preciso de ajuda para lidar com as obrigações da minha empresa!

5/5 - (1 vote)

Summary
Inscrição estadual: será que sua empresa precisa dela?
Article Name
Inscrição estadual: será que sua empresa precisa dela?
Description
Entenda o que é e quando é necessário uma empresa ter inscrição estadual. Para saber mais informações, confira o nosso artigo!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda o que é o contrato social e por que…
Cresta Posts Box by CP