Planejamento tributário: a solução para reduzir custos

Neste artigo você vai ver:

Entenda Por Que O Planejamento Tributário é A Melhor Opção Para A Redução De Custos - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Planejamento tributário: por que é a melhor solução para reduzir custos?

Entenda como o planejamento tributário age para a redução efetiva de custos empresariais.

O planejamento tributário é uma poderosa ferramenta de gestão, que não apenas auxilia no recolhimento correto dos tributos, como também ajuda na otimização financeira da empresa.

Ou seja, quando o planejamento é adotado pelas empresas, o pagamento de tributos é feito de forma legal e segundo a legislação vigente. Além disso, torna-se possível alcançar efetivamente a redução de custos.

Se você quer saber como isso é possível, e como colocar em dia o planejamento tributário da sua empresa, acompanhe o material abaixo!

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Entenda o que é o planejamento tributário

O próprio nome já explica do que se trata essa estratégia, não é mesmo? Planejamento tributário diz respeito ao estudo, planejamento e ação visando à otimização do cumprimento das obrigações fiscais e tributárias de uma organização.

Esse plano pode ser dividido em duas abordagens:

Planejamento operacional

Nesse caso, o principal objetivo é aprimorar os processos de arrecadação de impostos, garantindo o cumprimento das obrigações fiscais e dos prazos.

Planejamento estratégico

O objetivo principal é reduzir os custos. Isso é feito por meio de estudos detalhados de nuances que impactam a tributação da empresa.

Por que o planejamento tributário é essencial para a redução de custos?

Para começar, quando um planejamento tributário é desenvolvido, é necessário um estudo profundo da legislação tributária específica para a empresa.

No Brasil, cada cidade ou estado tem seu próprio conjunto de regulamentos quando se trata de pagamentos de impostos. 

Consequentemente, sem uma preparação cuidadosa, uma empresa pode se ver desorientada e fazer pagamentos incorretos de impostos.

Então essa análise minuciosa possibilita a redução efetiva de prejuízos com impostos pagos incorretamente.

Além disso, a escolha adequada do regime de tributação mais favorável é um fator determinante para o pagamento de impostos corretamente, sem prejuízos.

Com o planejamento, esse fator também é analisado, possibilitando a escolha correta entre o Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. 

A escolha certa traz inúmeras vantagens e economia.

Para colocar a cereja no bolo, o planejamento tributário ainda possibilita:

  • Elaborar e seguir um calendário fiscal;
  • Encontrar incentivos fiscais;
  • Solicitar a recuperação tributária;
  • Minimizar riscos de autuações fiscais;
  • Evitar pagamento de multas e juros por atrasos ou erros fiscais.

Como montar um bom planejamento tributário?

Para criar um planejamento eficaz, é importante considerar vários fatores, tanto internos quanto externos.

A situação atual da empresa também deve ser analisada. Observe os resultados anteriores, número de funcionários, regime tributário, porte e faturamento. 

Além disso, para uma abordagem estratégica, é preciso olhar para os objetivos e suas metas.

Mas essas questões são complexas, não é mesmo? 

Então, agora que você está ciente do potencial de redução de custos com um bom planejamento, por que não procurar ajuda profissional para torná-lo realidade? 

Somente um profissional experiente pode analisar minuciosamente as operações comerciais e identificar oportunidades de economia.

Como a ERJ Account pode te ajudar a ter eficiência no seu planejamento tributário?

Não se preocupe mais com as questões tributárias do seu negócio, nós podemos te ajudar a montar um planejamento que possibilita a redução real de custos em sua empresa.

Aqui, na ERJ, temos uma equipe de profissionais especializados em planejamento tributário prontos para te ajudar em todas as etapas do desenvolvimento do seu plano, então deixe que cuidamos disso para você!

Veja sua empresa economizar, clique no botão abaixo!

QUERO UTILIZAR O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA ECONOMIZAR!

5/5 - (1 vote)

Summary
Planejamento tributário: a solução para reduzir custos
Article Name
Planejamento tributário: a solução para reduzir custos
Description
Descubra por que o planejamento tributário é a melhor estratégia para empresas que desejam otimizar os lucros pela redução de custos.
Author
Publisher Name
EJPL SERVICOS ( ERJ )
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Atualizado em junho de 2023 Descubra como regularizar MEI de…
Cresta Posts Box by CP