Entenda como trocar de contador de forma simples e sem complicações

Neste artigo você vai ver:

Sim, Você Pode Trocar De Contador A Qualquer Momento Blog (1) - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Sim, você pode trocar de contador a qualquer momento! 

Compreenda como trocar de contador e as questões relacionadas a este processo

SIM, você pode TROCAR DE CONTADOR a qualquer momento e sem ter grandes complicações ou dores de cabeça.

Vamos contextualizar o porquê de nossa afirmação, até para você entender o motivo de estarmos falando sobre isso no artigo de hoje.

POR QUE TROCAR DE CONTADOR PARECE SER UM PROCESSO DIFÍCIL?

Essa é a pergunta que muitos empresários nos fazem no dia a dia. E entendemos você, se também tiver essa dúvida (tão frequente na mente de donos de negócios, independentemente do porte do empreendimento de cada um).

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Quer ajuda para trocar de contador? 

Nossos especialistas podem ajudar você. Deixe seus dados que entraremos em contato o mais breve possível!

Talvez você pense que trocar de contador possa ser algo trabalhoso e muito complicado, porque essa era a cultura do passado. Não havia a tecnologia de hoje, os processos de portabilidade do CNPJ eram extremamente morosos, o levantamento de documentações era interminável, e fazer um diagnóstico da situação fiscal da sua empresa era muito caro. 

Considerando todos esses motivos, talvez seja por isso que você ainda mantenha seu prestador de serviços contábeis atual, mesmo estando insatisfeito com seu trabalho.

TROCAR DE CONTADOR É SIMILAR AO FINAL DE UM RELACIONAMENTO

Sabemos que o término de um relacionamento é algo difícil. O relacionamento com um contador, geralmente, é muito longo. Talvez você seja cliente do seu atual escritório de contabilidade há tempos, quem sabe, mais de uma década ou até duas e, sendo assim, sempre considera a possibilidade de trocar de contador, porém acaba reconsiderando por ser quase um “casamento”, guardadas as devidas proporções, dado o tempo em que você se relaciona com a empresa contábil e os profissionais que nela atuam. 

E o fim de um “casamento” é considerado, por muitos, uma perda para todos os envolvidos.  Mas será que é isso mesmo?

Para terminar um relacionamento de tantos anos, realmente é necessário considerar os mais diversos pontos a fim de ver se ainda faz sentido — para você e seus propósitos — manter essa relação comercial ou não. 

Foi pensando em tudo isso que, neste artigo, você entenderá mais sobre o trabalho de uma empresa de assessoria contábil, a importância dessa parceria para sua empresa e o que considerar ao decidir trocar de contador, bem como tudo o que está envolvido neste tão importante processo.

Faça uma ótima leitura e entenda como fazer a troca de contador com mais segurança em sua empresa! 

Os resultados da sua empresa precisam ser controlados!

Você, que é administrador ou proprietário, bem sabe do quão é importante desenvolver uma gestão que esteja atenta a vários aspectos do empreendimento.

Apesar de que, ao empreender, é importante ter motivação, garra e desejo e proatividade, somente essas características podem não garantir que o seu negócio possa crescer e prosperar.

Isso porque também é fundamental que você acompanhe de perto os seus números, cumpra obrigações junto ao Estado, como o pagamento de impostos etc.

É nesse aspecto que entra a importância do trabalho de um contador, profissional especializado nesse assunto, o qual poderá ajudar você tanto a cumprir a burocracia quanto  a gerir, de maneira estratégica, o seu empreendimento.

Vamos falar sobre ele nas próximas linhas, mas, antes disso, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar você a ter uma gestão mais perspicaz do seu negócio:

O que é um contador?

Os contadores são especialistas que podem ajudá-lo em vários aspectos na gestão de seus negócios. 

Eles são especializados em planejamento e gestão financeira, o que lhes permite ajudar na tomada de decisões estratégicas para o futuro de sua empresa. 

Seu trabalho é contribuir para que você possa fazer com que o seu negócio seja lucrativo e financeiramente sólido, fornecendo assistência com relatórios financeiros, analisando balanços e demonstrações de fluxo de caixa, planejamento fiscal e muito mais. 

Eles ajudarão sua empresa a entender como usar os números para tomar as decisões corretas que permitirão que ela prospere. 

Os contadores são competentes em muitos aspectos da contabilidade empresarial, incluindo gestão de ativos, análise de fluxo de caixa, gestão de dívidas e gestão de riscos.

Isso porque o objeto de estudo desses profissionais é o patrimônio de uma determinada entidade: podem ajudar você tanto a lidar com burocracias, como, por exemplo, o pagamento de impostos, o envio de declarações, o registro nos diferentes órgãos, quanto a produção de relatórios os quais vão ajudar você a ter uma noção maior sobre como suas decisões estão repercutindo nos números do seu empreendimento.

Eles também podem ajudar com a gestão de recursos humanos e de folha de pagamento, o aconselhamento sobre investimentos, a redução de custos, dentre outros aspectos os quais vão ajudar sua empresa a usar, com mais eficiência, seus recursos.

O que é contabilidade?

Ao realizar a troca de contador, entender esse conceito ajudará você a fazer escolhas acertadas.

A contabilidade é o processo de acompanhar as transações financeiras de sua empresa e preparar relatórios com base nesses números. 

Esses relatórios permitem acompanhar o desempenho de sua empresa e identificar as áreas que podem precisar de melhorias.

A contabilidade é uma função central de todas as operações comerciais.

Isso porque os dados contábeis podem ser usados para tomar decisões críticas, tais como que projetos perseguir, como colocar estrategicamente os recursos e como prever resultados futuros — tal contexto deve ser levado em conta ao realizar a troca de contador em sua empresa.

Os dados também podem ser usados para informar as partes interessadas, tais como investidores ou financiadores.

Qual é a finalidade da contabilidade?

Os registros contábeis fornecem às empresas informações importantes sobre suas operações e desempenho. 

Tais dados podem ser usados para tomar decisões estratégicas, prever resultados futuros e manter as partes interessadas informadas.

Os registros contábeis também são usados para atender às exigências junto ao fisco. 

Com a ajuda de uma contabilidade você consegue atender à legislação com muito mais facilidade, o que permite que a sua empresa fique longe de multas, autuações, dentre outros problemas os quais podem comprometer até mesmo a continuidade do seu negócio, é importante considerar esse aspecto ao realizar a troca de contador em seu negócio.

Por exemplo, as instituições financeiras utilizam dados contábeis para determinar se devem ou não emitir um empréstimo ou financiamento.

Troca de contador: como um escritório contábil costuma funcionar?

Um contador pode trabalhar em várias áreas diferentes e de maneiras distintas.

Por exemplo, pode atuar no ramo de auditoria, perícia, ou mesmo realizando a contabilidade em empresas.

Nesse caso, poderá trabalhar internamente, com um único empreendimento, sendo contratado de maneira exclusiva, ou então poderá montar um escritório, para oferecer seus serviços a diferentes empreendimentos.

Quando isso ocorre, é comum estruturar o escritório de forma a facilitar o tráfego interno de informações e a realização de tarefas.

Sendo assim, geralmente é realizada a divisão em setores, por exemplo:

  • Departamento contábil: responsável por classificar toda informação econômica e financeira gerada por sua empresa, como aquisição de mercadorias, pagamento de fornecedores, de colaboradores de tributos, dentre outros. Isso é feito de acordo com princípios e técnicas específicas, são gerados relatórios (Balanço Patrimonial, DRE etc.), os quais vão ajudarão a entender como está o seu patrimônio;
  • Departamento pessoal: responsável por calcular a folha de pagamento de sua empresa, enviar declarações — como a Rais. É fundamental para que a sua empresa possa estar em dia com a legislação trabalhista e previdenciária;
  • Departamento societário: por meio dele, você realiza o registro do seu empreendimento junto a órgãos como Receita Federal, Junta Comercial, dentre outros. É importante para ajudar você a estar com seu cadastro junto ao Estado;
  • Departamento fiscal: trata-se de um setor bastante complexo, pois lida com os tributos com os quais você terá de lidar. Ele vai ajudar você a calcular seus tributos, enviar declarações, como SPED Fiscal, DCTF, emitir as guias necessárias para recolher seus impostos, dentre outros. Com a ajuda dele, você consegue ficar em dia com a legislação trabalhista com mais facilidade.

Contudo, é importante lembrar que essa divisão dependerá bastante dos objetivos do negócio, principalmente tendo em vista que alguns podem oferecer parte desses serviços, ou mesmo muitos outros além deles. Buscamos listar os mais comuns.

Ter acesso a essas informações ajudará você a fazer uma troca de contador com muito mais segurança.

Por que você deve contratar um contador?

Um contador pode ajudar sua empresa a evitar sérias armadilhas financeiras que podem levar à falência de sua empresa. 

Eles podem ajudar em tudo, desde a criação de seus livros até a garantia de que você esteja pagando o valor correto do imposto e seguindo as práticas contábeis corretas para sua indústria. 

Um contador também pode ajudá-lo a prever a saúde financeira de sua empresa, o que lhe permitirá tomar decisões estratégicas sobre como administrar seu negócio. 

Pense nisso ao realizar a troca de contador e verifique se o novo profissional dará esse tipo de suporte ao seu empreendimento.

Contratar um contador é uma das melhores maneiras de garantir que sua empresa esteja pronta para investir ou para uma venda em potencial — sem contar no viés de cumprimento fiscal.

Você saberá onde concentrar seus esforços

Quando você estiver acompanhando o desempenho e os resultados de sua empresa, você poderá ver qual de seus esforços está pagando mais. 

As métricas que você rastreia variam de acordo com o estágio em que sua empresa se encontra atualmente e de acordo com quais métricas são mais importantes para seu tipo de negócio. 

Se você vende produtos online, provavelmente deseja rastrear coisas como o número de visitantes de seu site e suas informações demográficas, assim como o número de vendas de sua empresa a cada mês.

Você saberá quais atividades têm maior impacto

Ao acompanhar o desempenho e os resultados de sua empresa, você poderá ver quais atividades estão tendo o maior impacto. 

Dependendo da métrica que você estiver rastreando, você pode descobrir que algumas atividades têm um grande impacto em sua empresa, mas estão sendo realizadas por apenas algumas pessoas. 

Se este for o caso, talvez você queira considerar a possibilidade de encontrar ajuda adicional ou aumentar a quantidade de tempo que cada funcionário está gastando naquela atividade.

É um motivador para seus funcionários

Quando seus funcionários souberem que seus esforços estão sendo rastreados e medidos, eles estarão mais motivados a ter um bom desempenho. 

Eles saberão que, se tiverem um bom desempenho e ajudarem a empresa a ter sucesso, eles se beneficiarão em termos de bônus, aumentos e promoções.

Isso pode ser especialmente importante quando se está trabalhando com funcionários remotos. 

Quando os funcionários trabalham remotamente, eles podem não ter o mesmo nível de responsabilidade diária que aqueles que trabalham em seu escritório. 

O acompanhamento do progresso e dos resultados ajudará a preencher esta lacuna.

Pode ajudá-lo a tomar importantes contratações e decisões comerciais

Se você estiver acompanhando as métricas que são mais importantes para sua empresa, você terá uma melhor ideia do desempenho de sua empresa, o que o ajudará a tomar melhores decisões sobre a contratação e demissão de funcionários. 

Se você descobrir que uma métrica, como o número de vendas realizadas por um funcionário, está significativamente abaixo do que você espera, você poderá ver isso e tomar uma melhor decisão para sua empresa. 

Você pode usar essas métricas para tomar decisões comerciais, como assinar um novo cliente ou investir em um novo projeto. 

Você pode acompanhar o progresso destas atividades e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho para garantir que você esteja atingindo seus objetivos.

Lembre-se dessas informações ao realizar a troca de contador.

O que considerar ao realizar a troca de contador?

Quando chegar a hora de contratar um contador, você tem que ter certeza de contratar a pessoa certa para o trabalho. 

Nesse viés, é importante levar alguns aspectos em consideração para que isso aconteça da forma correta.

Tenha clareza sobre o que está fazendo com que você tenha que procurar um novo profissional

Um deles é ter bastante definido o motivo o qual fez com que você realizasse a troca de contador.

Fazer isso evita que você tenha o mesmo problema com o próximo profissional contratado.

Considere a distância do escritório

Outro aspecto importante que você deve considerar ao realizar a troca de contador é a distância do escritório para a sua empresa, principalmente se o escritório não disponibiliza serviço de coleta de documentação, ou mesmo caso não utilize documentos eletrônicos.

Lembre-se também que poderá ser necessário comparecimento em reuniões ou compromissos que demandem sua presença física.

Conheça quais tecnologias vão facilitar seu dia a dia

Falando nisso, busque identificar quais as comodidades o novo profissional poderá oferecer para você.

Atualmente, é possível contar com várias comodidades ligadas ao uso da internet, principalmente no que diz respeito ao envio e ao recebimento de documentos, à realização de encontros, à obtenção de informações etc.

Todavia, é fundamental que você verifique, junto ao escritório, quais delas são oferecidas; presumir que um ou outro tipo de comodidade é disponibilizada fará com que você possa ter suas expectativas frustradas.

Priorize que as informações sejam claras e objetivas.

Busque apoio especializado no seu segmento

Contar com o apoio de um profissional que conhece especificidades do seu empreendimento contribui para que você possa obter respostas mais ágeis para os principais problemas que esteja enfrentando.

Perceba que existem, de fato, muitas obrigações que são comuns à maioria das empresas, porém outras são bastante específicas.

Ainda, com a ajuda de quem entende as necessidades particulares do seu estabelecimento, fica bem mais fácil gerar relatórios que realmente transmitem a situação da sua empresa, entender os seus números levando em consideração as características do seu empreendimento e facilitar uma tomada de decisão alinhada às suas metas.

Considerar esses pontos ao realizar a troca de contador ajudará você a fazer escolhas acertadas.

Como encontrar o contador certo para seu negócio?

Uma dúvida muito comum é saber como procurar um contador para sua empresa. Listamos algumas dicas!

Busque indicações no seu círculo e amigos

Você pode iniciar sua busca pelo contador certo pedindo recomendações a amigos e a colegas. 

Ainda, ao fazer a troca de contador, você pode se surpreender com o número de empresas que têm ligação com o mesmo contador. 

De fato, se você trabalha em um setor específico, encontrar um contador pode ser tão fácil quanto verificar a tabela em seu próximo evento do setor. 

Você pode perguntar sobre a especialidade do contador, seus serviços e sobre sua abordagem à contabilidade e aos impostos.

Isto pode ajudá-lo a restringir sua busca. 

Não deixe de perguntar sobre referências ao buscar fazer a troca de contador — e não deixe de acompanhá-las antes de tomar uma decisão.

Confira a concorrência

Outra boa maneira de estreitar suas opções é verificar a concorrência ao realizar a troca de contador. 

Veja quem mais está em sua área e veja como são os websites deles. Você também pode conferir as opiniões deles online.

Uma boa dica é eliminar opções que você não acha que são certas para você. 

Outro ponto a considerar ao realizar a troca de contador é você analisar a rapidez com que eles respondem seus e-mails ou respondem às suas chamadas — afinal, no dia a dia, você não deve ficar esperando por muito tempo…

O trabalho em rede pode levar a mais oportunidades

Você pode encontrar muitos contatos de contabilistas através do trabalho em rede. 

Também você pode fazer isso participando de eventos e juntando-se a associações do setor, bem como pode tentar conseguir que seu contador o ajude a encontrar outros contadores potenciais em sua área. 

Se eles estiverem realmente trabalhando com você e sua empresa, é provável que eles queiram ajudá-lo a encontrar outros contadores também. 

Esta é uma boa maneira de encontrar mais algumas opções, mas você ainda precisa fazer sua devida diligência para ter certeza de que elas são adequadas para você.

A contabilidade é uma função essencial para qualquer organização; seguir essas dicas vai ajudar bastante no quesito realização da troca de contador em sua empresa 

Entretanto, a natureza do trabalho contábil pode fazê-lo sentir-se entediante e pouco inspirador. 

Dito isso, clique no link abaixo e conheça quem poderá ajudar vê a facilitar todo o processo de troca de contador em sua empresa:

ERJ: soluções integradas para otimizar o seu dia a dia

Como a gente percebeu, os contadores são especialistas financeiros que podem fornecer conselhos estratégicos para ajudar sua empresa a prosperar. 

Eles também podem ajudar com a declaração de impostos, contabilidade e auditoria, permitindo que você se concentre na administração de sua empresa. 

A contratação de um contador permitirá que você se concentre no crescimento de seus negócios e tornará mais fácil atrair investidores e encontrar compradores.

Dessa forma, realizar a troca de contador pode ser um processo complicado.

Estas são algumas das melhores maneiras de encontrar o contador certo para sua empresa. 

Você pode pedir recomendações a seus amigos e colegas, pode verificar a concorrência, pode pagar por uma demonstração, pode investir no networking, verificar as credenciais e fazer um anúncio. 

Seguir essas dicas que trouxemos em nossa conversa, ao realizar a troca de contador, também é importante porque eles lidam com informações sensíveis sobre sua empresa.

A contabilidade é uma função essencial de qualquer negócio. 

Ela fornece às empresas informações críticas sobre suas operações e desempenho. 

Os registros contábeis também são utilizados para atender às exigências legais e financeiras; lembre-se disso ao realizar a troca de contador em seu empreendimento.

É importante acompanhar os resultados de sua empresa a fim de criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Ao realizar a troca de contador, leve esses aspectos em consideração e verifique, junto ao profissional, até que ponto ele ajudará você nessa tarefa.

Nós, da ERJ, vamos ajudar você a simplificar todo esse processo de troca de contador.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com a gente quando se tratar de mudar de contador.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)

Summary
Entenda como trocar de contador de forma simples e sem complicações
Article Name
Entenda como trocar de contador de forma simples e sem complicações
Description
Sim, você pode trocar de contador a qualquer momento! Para saber mais informações sobre o assunto, confira o nosso artigo.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda a importância do balanço patrimonial para sua empresa O…
Cresta Posts Box by CP