É essencial ter um checklist com todos documentos para abrir empresa

Neste artigo você vai ver:

Descubra Qual E O Checklist Completo Com Todos Os Documentos Para Abrir Empresa Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Descubra qual é o checklist completo com todos os documentos para abrir empresa!

Ter em mãos todos os documentos necessários para abrir a sua empresa é essencial para evitar a burocracia

Chegou a hora de colocar a mão na massa e abrir a sua própria empresa? Já fique ciente de que você não está sozinho; só no ano de 2020, foram criadas, no Brasil, mais de 3 milhões de micro e pequenas empresas.

Logo, é fácil identificar que a dúvida sobre quais os documentos necessários para abrir uma empresa não é algo particular seu, e sim de milhares de empresários por todo o país, principalmente porque a decisão de abrir o próprio negócio vem cheia de força de vontade por mudanças e evoluções profissionais, não é?

Como nós sabemos que você quer cumprir tudo dentro dos conformes e sem dor de cabeça, separamos um checklist completo com todos os documentos para abrir empresa que não podem faltar.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

É fundamental ter todas essas informações com fácil acesso, assim você se certifica de que a sua futura empresa estará preparada para ser aberta sem que nenhum processo seja invalidado ou refeito. 

Documentos para abrir empresa: do que você vai precisar?

Aproveitando o assunto, nossa equipe preparou um artigo completo com dicas valiosas para você ser um empresário bem-sucedido e abrir a sua empresa agora mesmo. Confira clicando abaixo.

Para começar a falar das etapas, a inicial vai precisar dos documentos pessoais. Eles serão exigidos tanto de você quanto também dos sócios que farão parte do seu negócio.

  • RG (cópia autenticada);
  • CPF (cópia simples);
  • Certidão de casamento;
  • Carteira do órgão regulamentador (que pode ser OAB, CREA, CORE, CRA, entre outros);
  • Comprovante de endereço residencial (cópia simples);
  • Última declaração do imposto de renda.

Depois de ter todos esses documentos em mãos, chegou a hora de separar também os documentos que servirão de base para a sua empresa ser aberta. Eles são:

  • Comprovante de endereço comercial da sede da empresa (cópia simples do documento);
  • IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou indicação fiscal do imóvel sede da empresa;
  • Atividades da empresa;
  • Nome fantasia.

A partir do momento em que você conseguir organizar todos esses documentos, chegou a hora de ir para a parte 2, que é basicamente dar o start na abertura da sua empresa.

O primeiro documento que o seu futuro negócio terá é o contrato social, de suma importância para que a sua empresa comece a sair do papel. Falaremos mais a seguir, e você pode também conferir todos os detalhes sobre o assunto no artigo abaixo:

Agora, vamos falar sobre a segunda etapa: tirar a empresa do papel.

Tire a empresa do papel e faça o contrato social

Chegou o momento de fazer a sua empresa ser dada como “nascida”, isso mesmo. O contrato social nada mais é do que uma certidão de nascimento do seu negócio, um dos documentos para abrir empresa essenciais, possui diversas informações, como os dados de cada um dos sócios, quais serão as responsabilidades de cada um, do ramo de atuação e do capital inicial do negócio.

Ele é o primeiro da fila, porque será exigido em etapas posteriores. 

Etapa 2: criar o registro na junta comercial

Será com o registro na junta comercial que a sua empresa terá o poder de atuar legalmente. A partir desse registro, você receberá o NIRE, que é o Número de Identificação do Registro da Empresa, informação necessária para conseguir o seu CNPJ. 

Para fazer o  requerimento, alguns documentos que já citamos anteriormente serão necessários, como:

  •  Contrato social;
  • Cópias autenticadas dos documentos pessoais de cada um dos sócios (RG e CPF);
  •  Requerimento padrão da junta comercial;
  • Modelos 1 e 2 da FNC (Ficha de Cadastro Nacional); 
  • Pagamento de todas as taxas do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Além disso, é importante também ficar atento a tudo aquilo de que a sua empresa vai precisar para ser legalizada. Se ficou com interesse, você pode conferir todos os detalhes no nosso artigo abaixo:

Abra o CNPJ da sua futura empresa!

Assim que você receber o NIRE da sua empresa, já será possível dar entrada na abertura do CNPJ. O processo é simples e pode ser facilmente feito pela internet, no site da Receita Federal.

Basta enviar alguns documentos. Essa etapa pode ser feita pelos Correios ou indo pessoalmente até a Receita Federal.

Se precisar de ajuda, você pode conferir o passo a passo completo no nosso artigo:

A partir desse momento, é importante estar atento, pois a situação pode ser diferente para os empreendedores. Os MEIs, por exemplo, podem realizar o pedido do seu CNPJ diretamente no Portal do Empreendedor e concluir o pedido online facilmente.

Entretanto, se o seu caso não for a abertura de um MEI, novas informações serão necessárias para a conclusão dessa etapa, como, por exemplo: 

  • Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica, conhecida por FCPJ;
  • Quadro de Sócios e Administradores, o QSA;
  • Ficha específica, que será exigida conforme o órgão conveniente;
  • Documento Básico de Entrada, o DBE do CNPJ;
  • Ficha de beneficiários finais.

É importante ressaltar que será nessa etapa em que os sócios poderão escolher qual será a atividade da empresa apontando as CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). 

Obtenha o alvará de funcionamento

Aqui, basta conseguir as licenças necessárias para abrir a sua empresa, o que vai variar de acordo com o nicho e o foco da sua empresa.

Entretanto, para realizar esse pedido, é necessário apenas ir até a prefeitura ou até mesmo, em casos específicos, ir até o órgão governamental municipal responsável pelo alvará exigido.

Essa etapa vai exigir também novos documentos, como:

  • Realização da análise do endereço da empresa;
  • Formulário da prefeitura;
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do contrato social;
  • Laudo de órgãos de vistoria (caso necessário).

Como a ERJ Account pode ajudar você a abrir a sua empresa?

Agora que você já sabe quais são todos os documentos para abrir empresa, pode ter dúvidas ou até mesmo precisar de ajuda para dar andamento nos processos, não é?

E por isso que nós, da ERJ Account, somos especialistas no assunto e vamos te ajudar a tirar sua empresa do papel com facilidade, zero burocracia e segurança — do jeito que você espera que o seu negócio seja tratado.

Entre em contato com a nossa equipe e aproveite, vamos abrir o seu negócio o quanto antes!

Clique aqui e confira como os especialistas da ERJ Account vão ajudar a tirar a sua empresa do papel!

5/5 - (1 vote)

Summary
É essencial ter um checklist com todos documentos para abrir empresa
Article Name
É essencial ter um checklist com todos documentos para abrir empresa
Description
Descubra qual é o checklist completo com todos os documentos para abrir empresa! Confira mais informações em nosso artigo.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda o que é o planejamento tributário e como ele…
Cresta Posts Box by CP