DAS atrasado: como lidar com ele?

Neste artigo você vai ver:

DAS atrasado

Saiba o que fazer para evitar DAS atrasado. 

Você vai saber o que fazer para estar em dia com o seu DAS atrasado e evitar problemas junto ao Estado.

O Simples Nacional é um regime tributário que foi criado para simplificar o pagamento de impostos por micro e pequenas empresas. 

Entretanto, mesmo com a facilidade oferecida por esse regime, é comum que os optantes enfrentem problemas ao lidar com o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) atrasado.

Neste texto, vamos falar sobre o que é o DAS, quais os problemas que podem surgir ao deixar de pagar o imposto em dia e como lidar com essa situação.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é o DAS?

O DAS é um documento que reúne o pagamento de oito tributos em uma única guia. 

São eles:

  • Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  • Imposto sobre Serviços (ISS) 
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

Quais os problemas que um optante pelo Simples Nacional pode ter ao lidar com o DAS atrasado?

Ao deixar de pagar o DAS em dia, o optante pelo Simples Nacional pode enfrentar uma série de problemas, tais como:

  • Cobrança de juros e multa: a primeira consequência do atraso é a cobrança de juros e multa sobre o valor devido, o que pode aumentar consideravelmente o valor a ser pago;
  • Exclusão do Simples Nacional: se a empresa acumular três meses consecutivos de atraso no pagamento do DAS, ela pode ser excluída do Simples Nacional. Nesse caso, a empresa passa a ser tributada pelo regime geral de tributação, o que pode gerar um aumento significativo da carga tributária.

Sendo assim, é importante evitar o DAS atrasado e buscar por formas de se manter em dia com suas obrigações junto ao Estado.

Leia também:

Como lidar com o DAS Atrasado?

Para lidar com o DAS atrasado, é preciso seguir alguns passos:

  • Verifique o motivo do atraso: é importante identificar o motivo do atraso para entender a melhor forma de resolvê-lo. Pode ser um problema financeiro, uma desorganização na gestão dos pagamentos ou até mesmo um erro na emissão do DAS;
  • Regularize a situação: assim que identificado o motivo do atraso, é preciso regularizar a situação o mais rápido possível. Isso significa pagar o valor em atraso, incluindo juros e multa;
  • Previna futuros atrasos: para evitar problemas futuros, é importante implementar uma rotina de controle dos pagamentos e planejamento financeiro, além de buscar o auxílio de profissionais especializados.

Ter uma organização financeira adequada vai ajudar você a lidar com o DAS atrasado.

ERJ: somos uma contabilidade especializada em optantes do Simples Nacional!

Em suma, é fundamental que os optantes pelo Simples Nacional estejam atentos aos prazos de pagamento do DAS e mantenham uma rotina de controle financeiro. 

Caso ocorra algum atraso, é preciso regularizar a situação quanto antes para evitar problemas maiores, como a exclusão do Simples Nacional.

Para lidar com o DAS atrasado, é possível buscar o auxílio de profissionais especializados em contabilidade.

Nós, da ERJ, oferecemos soluções e orientações personalizadas para cada caso, além de ajudar na organização financeira e fiscal da empresa.

Em resumo, estar em dia com as obrigações fiscais é essencial para a saúde financeira e legal da empresa, e o DAS é um dos principais tributos que devem ser pagos em dia. 

Caso ocorra algum atraso, é importante agir rapidamente para evitar prejuízos maiores e buscar a ajuda de profissionais especializados para lidar com o problema da forma mais eficiente possível.

Quero ter uma gestão fiscal mais completa

Classifique nosso post

Summary
 DAS atrasado: como lidar com ele?
Article Name
DAS atrasado: como lidar com ele?
Description
Entenda o que é o DAS atrasado, problemas que ele pode gerar ao seu negócio e o que fazer para regularizar a sua situação.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Entenda por que é importante incluir as taxas municipais no…
Cresta Posts Box by CP