Contabilidade para franquias

Neste artigo você vai ver:

Contabilidade para franquias

Contabilidade para franquias

Em primeiro lugar, saber gerenciar uma franquia vai bem além de apenas controlas entradas e saídas.

Neste blogpost, você entenderá o que é uma contabilidade estratégica para franquias e como ela funcionará para sua empresa!

Leia também:

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

 

Compromissos contratuais

Além de cumprir as cláusulas contratuais, as franquias têm a responsabilidade de prestar contas da sua rentabilidade à franqueadora.

Este compromisso inclui o cumprimento da Lei de Franquias, abrangendo o pagamento de royalties, Imposto de Renda (IR), participação nos lucros, e outras especificidades contratuais.

Contabilização estratégica

A contabilidade de uma franquia está diretamente ligada aos termos acordados no contrato.

Se a aquisição for por prazo indeterminado, ela é considerada uma aquisição definitiva, registrada como Investimento no Ativo Permanente, classificada como fundo de comércio.

Em aquisições a prazo, a contabilização ocorre no passivo circulante ou exigível de longo prazo, com vencimento pelo menos um ano após o Balanço Patrimonial.

Esta prática permanece constante mesmo em situações de incorporação, cisão, liquidação, fusão ou extinção durante o levantamento de Balanço Intermediário.

PLRs

Certamente, fraqueados frequentemente questionam como realizar a distribuição de PLRs.

O grupo de Investimentos do Ativo Permanente desempenha um papel crucial ao contabilizar o faturamento mensal ou a participação nos lucros em franquias de prazo indeterminado.

No entanto, registra-se o valor inicial no Ativo Imobilizado e sofre depreciação ao longo do período em franquias de prazo determinado.

O licenciador considera a participação nos lucros uma despesa pelo regime de competência, mesmo quando os valores não são pagos imediatamente.

Assim, uma gestão financeira eficiente deve equilibrar receitas e despesas.

Por isso é mais fácil com a ERJ

Por fim, deixe uma contabilidade especializada cuidar do seu negócio.

A ERJ Account oferece não apenas serviços confiáveis e personalizados para atender às necessidades específicas de sua empresa, mas também proporciona tranquilidade e eficiência na gestão financeira. 

Não deixe que as demandas do fim do ano se tornem um obstáculo —  portanto, contrate a ERJ Account e concentre-se no crescimento de seu negócio, deixando a contabilidade nas mãos de profissionais experientes.

Quero falar com um especialista!

5/5 - (1 vote)

Summary
Contabilidade para franquias
Article Name
Contabilidade para franquias
Description
Saber gerenciar uma franquia vai bem além de apenas controlas entradas e saídas: é ter uma contabilidade para franquias estratégica.
Author
Publisher Name
EJPL SERVICOS ( ERJ )
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Dicas para um caixa saudável Em um cenário empresarial cada…
Cresta Posts Box by CP