Abertura de empresa: você nunca mais vai vê-la com os mesmos olhos

Neste artigo você vai ver:

Abertura De Empresa - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Aspectos que todo gestor deve considerar ao realizar a abertura de empresas

Entenda o que levar em consideração ao realizar a abertura de empresa. Leia o material que preparamos e faça isso de forma estratégica!

A abertura de empresa a partir do zero pode ser um processo extremamente desafiador e estressante. 

Há tantas coisas diferentes para se pensar, pesquisar e planejar, que é fácil ficar sobrecarregado com a perspectiva de tudo isso, mas estamos aqui para ajudar você nessa tarefa.

Se você conseguir manter a cabeça fria e se concentrar na tarefa em mãos, não há razão para que não possa ter sucesso. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Não importa que tipo de negócio você esteja planejando lançar, ter um plano de negócios, cumprir a burocracia e ter a ajuda certa são fatores essenciais. 

Sem esses aspectos, qualquer empreendimento será muito mais difícil de administrar e possivelmente quase impossível de financiar e de se manter por muito tempo. 

Continue lendo para descobrir como realizar a abertura de empresa da forma correta e estrategicamente!

O que considerar ao realizar a abertura de empresa

A gente sabe que esse período é bastante desafiador para você, que é empresário.

E, de fato, é um momento que exige muita atenção.

Ainda, é fundamental que você entenda que a abertura de empresa não diz respeito apenas à parte burocrática, de registro do negócio em diferentes órgãos públicos.

De fato, esse é um aspecto muito importante, mas existe também o cuidado com a parte estratégica, sendo que o plano de negócio ajuda você a lidar com ela.

Sendo assim, em nosso artigo, conversaremos sobre o que é e como um plano de negócio precisa ser feito, cuidados quanto à parte burocrática na abertura de empresa e por que é necessário que você conte com apoio especializado.

Contudo, antes de a gente ir ao próximo parágrafo, aproveite para conhecer alguns artigos que vão ajudar na gestão do seu empreendimento:

Por que criar um plano de negócios é tão importante

Um plano de negócios o ajudará a organizar suas ideias, bem como o ajudará a pensar criticamente sobre o futuro de seu negócio e os objetivos que você deseja alcançar com ele. 

Você não quer ter a sensação de caminhar no escuro ao operar o seu negócio, não é mesmo?

Um bom plano de negócios muitas vezes o ajudará a levantar capital, e o ajudará a manter-se concentrado e a acompanhar seu negócio, caso você precise revisitar seu plano de negócios.

Se você não tiver um plano de negócios, terá muito mais dificuldade para conseguir que os investidores se comprometam com sua ideia, e terá muito mais dificuldade para administrar seu empreendimento se e quando você se levantar e funcionar. 

Um plano de negócios é essencial para todo empresário.

Mas, então, o que é um plano de negócios?

Podemos entender como um plano de negócios um documento abrangente que delineia sua ideia de negócios, os desafios que você poderá enfrentar como resultado dessa ideia e as medidas que você tomará para superar esses desafios. 

Ele é uma ferramenta extremamente importante e útil, pois pode ajudar você a organizar seus pensamentos e ideias e pode ajudá-lo a colocar seus pensamentos no papel, aspectos importantes quando se deseja realizar a abertura de empresa. 

Pode ajudá-lo a ganhar clareza e direção, assim como a identificar problemas potenciais e a encontrar soluções para resolvê-los. 

Um plano de negócios também atua como uma espécie de previsão financeira para o seu estabelecimento. 

Ele pode ajudá-lo a identificar potenciais fluxos de receita, custos e investimentos necessários para colocar seu negócio em funcionamento.

Um plano de negócios é uma ótima maneira de organizar suas ideias e pensamentos e planejar o futuro de seu negócio.

Como criar um plano de negócios?

O primeiro passo no processo de criação de um plano de negócios é o brainstorming de ideias para potenciais ideias de negócios. 

Em seguida, você deve colocá-las no papel, na forma de uma lista. 

Posteriormente, você deve priorizar sua lista e escolher a ideia que você acredita ter o maior potencial.

Depois disso, você deve escrever uma declaração de missão para seu negócio e escrever os objetivos estratégicos.

Uma vez que você tenha estas coisas, você pode então começar a escrever seu plano de negócios.

A importância da pesquisa

Antes de ir mais longe com seu plano de negócios, você precisa fazer algumas pesquisas — elas vão ajudar você a realizar a abertura de empresa da forma certa. 

Não faz sentido fazer suposições sobre o mercado, a concorrência, ou como sua empresa fará dinheiro. 

Você precisa obter os fatos e os números e ser o mais preciso possível.

 Isto é algo que todos os empresários precisam fazer, mas é especialmente importante se você quiser envolver os investidores nas fases iniciais de seu negócio. 

Uma vez concluída sua pesquisa, não deixe de anotar tudo e incluí-lo em seu plano de negócios. 

Elementos-chave de um plano de negócios

Visão geral da empresa

Isto deve incluir uma visão geral do setor e dos principais concorrentes. Incluir uma avaliação do porquê de sua empresa ser capaz de ter sucesso no mercado atual. 

Objetivos e estratégia da empresa

 Articular claramente por que você está começando este negócio em particular, o que ele estará oferecendo e quais são seus objetivos a longo prazo. 

Pontos fortes e fracos da empresa

Nenhum negócio é perfeito, portanto não deixe de delinear quaisquer pontos fracos que possam ser uma ameaça ao sucesso de seu negócio no futuro.

Finanças da empresa 

Esta é uma parte crítica de qualquer plano de negócios. 

Você precisa ser muito minucioso ao delinear como vai ganhar dinheiro, quanto vai gastar e quando vai ser lucrativo. 

Realizações da empresa até o momento

Se possível, tente destacar quaisquer prêmios ou reconhecimentos que seus negócios atuais ou anteriores tenham recebido. 

Fazer isso não só o ajudará no plano de negócios atual, mas também poderá ajudá-lo em situações futuras de contratação. 

Pessoal

Você não precisa escrever um longo esboço biográfico para cada funcionário, mas você deve incluir uma lista de pessoal-chave e suas funções.

Dito isso, nas próximas linhas, conversaremos de forma mais específica sobre pontos-chave que precisam ser considerados no seu plano de negócios, para que você tenha informações que contribuam para o progresso do seu empreendimento e para que a abertura de empresa ocorra de forma estratégica.

A importância da pesquisa de mercado

Ao realizar a abertura da empresa, você deverá saber quem são seus clientes, do que eles gostam, do que não gostam e o que estão procurando no futuro. 

Entender seu mercado e como ele está crescendo e evoluindo é a chave para o sucesso de qualquer negócio — algo que muitas vezes é negligenciado pelos empresários. 

Se você criar um plano de negócios hermético, você precisa ter certeza de que irá pesquisar seu mercado o mais profundamente possível. 

Ainda, se você estiver lançando um novo produto ou serviço, certifique-se de obter o máximo de feedback possível dos clientes potenciais. 

Também, se você puder, teste seus produtos ou serviços beta com clientes reais. 

Isso o ajudará a identificar quaisquer falhas ou problemas antes que eles se tornem um problema.

Escrever um plano operacional

O plano operacional é uma seção do seu plano de negócios que delineia as operações diárias do seu negócio. 

Inclua nesta seção informações sobre suas operações diárias, equipe administrativa e custos operacionais. 

O plano operacional é uma parte importante do seu plano de negócios, porque o ajudará a determinar quanto de dinheiro e de quantos recursos você precisa para administrar seu negócio diariamente. 

O plano operacional é também uma grande oportunidade para você mostrar suas habilidades organizacionais e gerenciais. 

Realizá-lo consiste em uma oportunidade para você mostrar o que pode fazer, uma ótima maneira de demonstrar que você tem aquilo de que é preciso para administrar um negócio de sucesso.

O plano operacional é também um bom “lugar” para incluir informações sobre seus funcionários e seus papéis na empresa. 

Você pode incluir informações sobre suas habilidades, experiência profissional e educação, bem como pode incluir informações sobre seu salário e benefícios e se eles têm ou não alguma experiência de trabalho no campo em que sua empresa está. 

O plano operacional é um bom lugar para você descrever as operações diárias de sua empresa e também é um bom lugar para você descrever as habilidades e experiência de seus funcionários.

Trata-se de parte importante e que vai ajudar você a realizar a abertura de empresa,  com mais segurança.

Escrever um plano de marketing

Um plano de marketing é uma parte crucial do seu plano de negócios, e é uma boa ideia dedicar uma seção inteira à sua estratégia de marketing

O plano de marketing é onde você vai querer incluir informações sobre sua estratégia de marketing e orçamento, os canais que você usará para comercializar seu negócio e as métricas e as metas que você usará para medir a eficácia de seus esforços de marketing. 

Sem marketing, sua empresa não é conhecida — e não estamos tratando apenas de negócios on-line. Saiba que o marketing é preciso, inclusive, para negócios físicos. Diante disso, trata-se de uma prioridade; nem pense em negligenciar apresentar ao público seus valores, diferenciais e suas facilidades.

Escreva uma análise SWOT de seu negócio

Ainda ao fazer o plano de marketing para realizar a abertura de empresa de forma estratégica, é importante produzir a análise SWOT. 

Uma análise SWOT é uma maneira de você examinar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que estão presentes em seu negócio e no mercado. 

Por meio dela  você consegue demonstrar suas habilidades de pensamento crítico e sua capacidade de analisar o mercado e os pontos fortes e fracos de seu negócio. 

Escrever um plano de recrutamento e retenção de funcionários

Uma das primeiras áreas do seu plano de negócios sobre a qual você deve escrever é o recrutamento e a retenção de funcionários.

Isto porque encontrar e manter os funcionários certos é um dos aspectos mais difíceis de administrar um negócio. 

Ainda, isto é especialmente verdadeiro para novos negócios, pois a maioria das pessoas estará relutante em ingressar em uma organização que não tem um histórico comprovado. 

Importância de um plano financeiro sólido

Trata-se de uma poderosa ferramenta, principalmente no momento da abertura de empresa.

A partir dele, você consegue saber quais os valores necessários para começar o seu empreendimento, o quanto investimos em maquinário, aquisição de material para uso e consumo etc.

O plano financeiro ajuda você a ter uma ideia mais consistente sobre os quartos e possíveis receitas que terá ao realizar a abertura de empresa.

Isso ajuda até mesmo a se preparar para lidar com períodos de baixo movimento, o que costuma ser comum nos momentos iniciais, ao se realizar a abertura de empresa.

Por que um plano de negócios é necessário?

Um plano de negócios é tão importante porque é um esboço detalhado de sua ideia e objetivos comerciais. 

É um documento que o ajudará a manter-se concentrado e a acompanhar suas metas e objetivos, aspectos que vão ajudar a fazer com que a abertura de empresa ocorra de forma estratégica e focada.

Por que considerar também a burocracia em sua abertura de empresa?

Quando a gente fala em abertura de empresa, outro ponto importante que deve ser considerado é lidar com a parte burocrática.

Esse aspecto é fundamental para que você possa operar em total conformidade com a legislação.

Registrar-se em Junta Comercial, cartório civil, Receita Federal, prefeitura do município para obter alvarás e registros exigidos para se operar dentro da lei vai poupar você de muitos problemas, inclusive de situações que possam comprometer suas finanças e a continuidade do seu empreendimento.

Sim, dependendo da situação da sua empresa, ela poderá fechar as portas!

E, principalmente sabendo que existem prazos e muitos detalhes que devem ser considerados, até por que as exigências mudam de acordo com o tipo de empreendimento ou atividade que deve ser realizada, é que entra em cena a figura do contador.

O que faz um contador?

Os contadores são profissionais que ajudam os empresários a navegar pelos procedimentos financeiros, tais como a elaboração de orçamentos e a manutenção de registros; ele também é primordial quando se trata de abertura de empresa.

Os contadores oferecem conselhos sobre estratégias de investimento e gerenciamento do fluxo de caixa, assim como podem analisar seus registros financeiros. 

Por que é importante contratar um contador?

Os contadores podem ajudá-lo a melhorar seus negócios de muitas maneiras, inclusive: 

Tirar a pressão de seu tempo: gerenciar seu processo contábil pode ser demorado e difícil para um pequeno empresário. 

Um contador pode tirar a pressão do seu tempo gerenciando suas operações financeiras, liberando seu tempo para se concentrar em outras áreas de seu negócio. 

Redução de riscos: você pode estar colocando seu negócio em risco se não tiver os procedimentos financeiros corretos em vigor. 

Um contador pode ajudá-lo a tomar as decisões financeiras corretas para manter sua empresa segura. 

Economizando dinheiro: um contador tem a habilidade e a experiência para identificar áreas onde você pode reduzir custos e economizar dinheiro. 

Você pode, então, redirecionar essas economias para financiar novas iniciativas ou expandir seus negócios. 

Tomando melhores decisões comerciais: às vezes, os dados financeiros disponíveis para você não são óbvios. 

Com a ajuda do seu contador, fica mais fácil gerar e analisar seus números e encontrar tendências e insights que o ajudarão a tomar melhores decisões comerciais.

Melhorando o fluxo de caixa: ele ajuda você a gerenciar o fluxo de caixa pode ser um desafio para qualquer negócio. 

Um contador pode ajudá-lo a prever seu fluxo de caixa para que você possa fazer os ajustes necessários para evitar problemas de fluxo de caixa. 

Ainda, com a ajuda desse profissional, você consegue realizar a abertura de empresa com rapidez e em total conformidade com o que manda a legislação.

Ele também ajuda você a tomar decisões considerando o impacto que elas terão no longo prazo, principalmente nas finanças da sua empresa.

Dicas para quando você está contratando um contador

Abaixo relacionamos algumas dicas que vão ajudar você a contratar os serviços de uma contabilidade alinhada às necessidades do seu negócio, mesmo quando se tratar de ajudar na abertura de empresa.

Peça indicações 

Sua rede de contatos é uma das melhores fontes de informação quando se trata de encontrar o contador certo. 

Peça recomendações à sua rede e fale com outros empresários para ver quem eles recomendam. 

Obtenha referências e faça sua pesquisa 

Uma vez que você tenha uma lista de contadores potenciais, certifique-se de entrar em contato com seus clientes anteriores e peça referências. 

Essa é a atividade do tópico anterior são facilitadas com a internet, na qual depoimentos sobre experiência de consumidores podem ser facilmente encontrados em fóruns e grupos.

Conheça a expertise do profissional

Outro fator importante a ser considerado ao contratar um contador é sua experiência. Certifique-se de contratar um contador que tenha experiência com seu setor. 

Um ponto importante é entender que empresas de setores diferentes possuem necessidades específicas, principalmente quanto a aspectos legais e gerenciais.

Dessa forma, ao buscar um profissional para realizar a abertura de empresa, considere contratar um que tenha experiência tanto com o registro de negócios quanto com estabelecimentos que atuam em seu segmento. 

Isso o ajudará a navegar em alguns dos desafios únicos que surgem ao ser uma empresa iniciante.

ERJ: contabilidade focada no desenvolvimento do seu negócio

Iniciar um negócio é uma aventura muito emocionante, e é importante ter certeza de que você tem um plano de negócios hermético antes de saltar de cabeça. 

Nesse sentido, escrever um plano de negócios pode ser um processo muito desafiador e estressante, mas é um processo que é absolutamente necessário, principalmente tratando-se de abertura de empresa.

Com a quantidade certa de pesquisa, análise e planejamento, não há razão para que seu negócio não possa ter sucesso.

Nesse viés, cabe lembrar que, nesse momento, também existem aspectos burocráticos com os quais você precisará lidar ao realizar a abertura de empresa.

Diante disso, ter o apoio de um contador é essencial.

A contratação de um contador pode realmente economizar seu dinheiro, ajudar você a tomar decisões sensatas e dar mais agilidade aos processos de abertura de empresa, ao cumprí-los da forma como a legislação determina.

Ainda, os benefícios de contratar um contador vão além de apenas economizar dinheiro. 

Um contador pode ajudar você a tomar melhores decisões comerciais, quando a sua empresa já estiver operando, melhorar seu fluxo de caixa e reduzir os riscos. 

Ter um contador em sua equipe pode ajudá-lo a evitar multas ligadas ao atendimento à legislação tributária, facilitar a gestão das suas finanças e melhorar suas operações financeiras.

Nós, da ERJ, somos uma contabilidade que entende não apenas de abertura de empresa, mas do que o seu negócio precisa para crescer e prosperar de forma sustentável.

Vamos ajudar sua gestão a ser mais simples, eficiente e ter tempo para se dedicar à estratégia do seu estabelecimento.

Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça de perto as vantagens de contar com a gente.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)

Summary
Abertura de empresa: você nunca mais vai vê-la com os mesmos olhos
Article Name
Abertura de empresa: você nunca mais vai vê-la com os mesmos olhos
Description
Aspectos que todo gestor deve considerar ao realizar a abertura de empresa. Para saber mais informações, confira o nosso artigo!
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Sim, você pode trocar de contador a qualquer momento!  Compreenda…
Cresta Posts Box by CP