Ter uma empresa inapta não deve ser um atraso na sua vida profissional

Neste artigo você vai ver:

Sua Empresa Esta Inapta Descubra Se Voce Pode Abrir Outra Blog - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Sua empresa está inapta? Descubra se você pode abrir outra!

Ser dono de uma empresa inapta não vai atrapalhar sua vida profissional

Se você está aqui, é porque provavelmente já foi dono do próprio negócio e talvez ele não tenha dado muito certo. Isso é normal e ocorre com muitos empreendedores. Seja pela falta de recursos, experiências ou até mesmo de melhores oportunidades, muitas empresas acabam ficando pelo caminho e, junto a elas, alguns planos e até mesmo sonhos.

Entretanto, isso não significa que um empreendedor deixa de empreender, muito pelo contrário, o fim de uma empresa pode significar um recomeço de uma nova — e assim é o ciclo da vida e do mundo empresarial.

É fato que, quando um empreendedor nato encontra uma nova ideia ou oportunidade de investimento, os olhos podem até brilhar, mas será que a empresa antiga pode atrapalhar os novos planos?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Ter uma empresa inapta pode gerar dores de cabeça, medo e até mesmo preocupações para empreendedores em geral, fazendo que pensem que a vida profissional parou por aí, até resolver todas as pendências. Contudo, não é bem assim que as coisas funcionam, e vamos te explicar por que ter uma empresa inapta não vai atrapalhar a sua vida profissional a partir de hoje.

O que é uma empresa inapta?

Checar o CNPJ na Receita Federal é uma ação comum e que qualquer pessoa pode fazer, mas pode acontecer de no momento de realizar a checagem você encontrar a palavra “inapto”.

Se esse é o seu caso, espere um pouco antes de começar a dor de cabeça, é um problema? Sim, mas dá para resolver, basicamente um CNPJ inapto significa que existem pendências fiscais que precisam ser resolvidas diretamente com o órgão federal.

A Receita Federal considera que uma empresa está inapta quando qualquer pessoa jurídica que esteja realmente formalizada junto ao Estado, ou seja, que possui um CNPJ e realizou algum tipo de omissão na hora de declarar as obrigações fiscais por pelo menos 2 anos seguidos. Logo, se a sua empresa está inapta, é porque existe a ausência de entrega de informações fiscais para a Receita Federal.

Um exemplo básico — que pode até mesmo ser a sua situação: uma empresa pode ficar inapta quando esquece de entregar a Relação Anual de Informações e Salários (RAIS) por 2 anos seguidos, o que fará com que a sua empresa receba uma identificação de situação cadastral inapta.

Por que a sua empresa está inapta? Como regularizar a situação?

Chegando até aqui, já deu para entender porque uma empresa pode ficar inapta, entretanto é possível que essa pergunta continue com você e até mesmo uma nova: como resolver essa situação?

Se a sua empresa está inapta, significa que sim, a situação pode ser revertida, diferentemente de quando uma empresa está nula ou baixada. Nesse cenário, é preciso descobrir quais os motivos levaram o seu negócio a essa situação, por isso vamos apresentar algumas condições em que a omissão pode ter deixado o seu negócio inapto:

  • Falta de envio da Declaração Anual Simplificada do Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) para MEIs;
  • Falta de envio da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) para empresas optantes do Simples Nacional;
  • Falta de envio da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
  • Falta de envio da Relação Anual de Informações e Salários (RAIS);
  • Falta de envio da Escritura Contábil Fiscal (ECF);
  • Falta de envio da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP);
  • Falta de envio da Declaração de Créditos e Débitos Tributários;
  • Falta de envio da Escrituração Contábil Digital.

A partir do momento em que a sua empresa deixou de enviar os documentos anteriores por dois anos seguidos, ela corre o risco de ficar inapta.

Se, além disso, a sua empresa também estiver com problemas financeiros, podemos te ajudar com os artigos abaixo:

Para regularizar essa situação, é mais simples do que você imagina: basta entrar em contato com a Receita Federal. Assim, você vai conseguir compreender quais são as verdadeiras pendências do seu negócio e entregar as declarações ao órgão competente. Após a análise, se tudo estiver correto e dentro das normas, o CNPJ passa a ficar ativo e regularizado.

Você pode abrir outra empresa mesmo tendo uma inapta?

A resposta é não, se você possui um CNPJ inapto significa que possui pendências com a Receita Federal e, enquanto isso não for resolvido, não será possível abrir um novo, além de correr o risco de ter que responder às dívidas adquiridas como Pessoa Jurídica para Pessoa Física.

Então, se você possui planos para abrir um novo negócio, será necessário regularizar o anterior primeiro; conforme explicamos anteriormente, não é uma tarefa burocrática, mas a equipe da ERJ Account pode ajudar você a solucionar toda essa situação com facilidade e segurança de que logo você poderá abrir novas portas e oportunidades de negócio de forma legal.

Como a ERJ Account pode ajudar você a resolver esses problemas?

Se você chegou até aqui, é porque entendeu tudo aquilo de que precisava no momento de pensar em abrir um novo negócio mesmo tendo um CNPJ inapto, então você já sabe que ter uma contabilidade especializada será essencial para facilitar todas as obrigações que deverão ser compridas, não é?

Nós também sabemos! E é exatamente por conta disso que estamos falando sobre esse assunto, porque a nossa equipe tem a solução de que você precisa. Sabemos que a falta de tempo e de recursos pode ser um verdadeiro vilão na vida de um empreendedor, por isso uma contabilidade especializada e de confiança fará toda a diferença na vida — é isso que nós, da ERJ Account, somos: a solução.

Nossa equipe de especialistas está preparada para te atender e entregar soluções que realmente deem resultado e deixem você tranquilo e seguro para cuidar do próprio negócio. Logo, se você tem alguma dúvida ou precisa de ajuda para abrir o seu negócio e resolver as pendências da sua empresa inapta, conte conosco, estamos preparados para te auxiliar.

Clique aqui e confira como os especialistas da ERJ Account vão te ajudar a resolver todas as burocracias!

5/5 - (1 vote)

Summary
Ter uma empresa inapta não deve ser um atraso na sua vida profissional
Article Name
Ter uma empresa inapta não deve ser um atraso na sua vida profissional
Description
Sua empresa está inapta? Descubra se você pode abrir outra! Leia agora mesmo o artigo que preparamos e confira mais informações.
Author
Publisher Name
ERJ Account
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Descubra qual é o checklist completo com todos os documentos…
Cresta Posts Box by CP