Planejamento tributário para pequenas empresas

Neste artigo você vai ver:

Reading Glasses Piles Coins High View - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Planejamento tributário para pequenas empresas

Um bom planejamento tributário para pequenas empresas salva seu negócio!

Não apenas para garantir uma margem de lucro saudável, mas também para manter a competitividade no mercado, é essencial compreender e aplicar estratégias de planejamento tributário.

Este artigo te dará insights valiosos sobre como reduzir os custos fiscais e otimizar a lucratividade para essas empresas.

A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Leia também:

O que é?

Em primeiro lugar, o planejamento tributário para micro e pequenas empresas envolve a análise cuidadosa das opções de regime tributário disponíveis. É fundamental selecionar aquela que resultará em uma carga fiscal mais leve.

Feito no momento da abertura do negócio e revisado ao final de cada ano fiscal, visando garantir a conformidade com a legislação e a maximização dos benefícios fiscais.

Objetivo:

Certamente, o principal objetivo do planejamento tributário para micro e pequenas empresas é encontrar o regime tributário que resulte em menor impacto financeiro para o negócio.

Ao escolher entre o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, é possível reduzir significativamente os custos fiscais e aumentar a rentabilidade da empresa.

Como fazer?

Por exemplo, o processo de planejamento tributário envolve uma análise detalhada das operações e projeções financeiras da empresa. Aspectos como volume de faturamento, número de funcionários, lucratividade e estrutura.

Sendo assim, é crucial buscar o auxílio de um contador qualificado para orientar esse processo e garantir que todas as nuances sejam consideradas.

Tipos de regimes:

Por fim, existem três principais regimes de tributação no Brasil para micro e pequenas empresas.

O Simples Nacional, conhecido por sua simplicidade, é uma opção popular para muitas empresas.

No entanto, nem sempre é a escolha mais econômica, especialmente para determinados tipos de negócio.

Em contrapartida, o Lucro Presumido é uma alternativa viável para empresas com faturamento anual abaixo de R$ 78 milhões.

Já o Lucro Real, obrigatório para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões e algumas do setor financeiro, calcula os impostos com base no lucro líquido real da empresa.

Ou seja

Em resumo, o planejamento tributário é uma ferramenta poderosa para micro e pequenas empresas que desejam minimizar sua carga fiscal e maximizar sua lucratividade.

Ao escolher o regime tributário mais adequado e realizar uma análise cuidadosa das obrigações fiscais, essas empresas podem garantir sua sustentabilidade e crescimento no mercado.

Sendo assim, te convidamos a conhecer a ERJ Account, especializada em planejamento tributário, para te ajudar a fazer o planejamento correto para sua empresa!

Fale conosco agora!

Quero falar com um especialista!

5/5 - (1 vote)

Summary
Planejamento tributário para pequenas empresas
Article Name
Planejamento tributário para pequenas empresas
Description
Um bom planejamento tributário para pequenas empresas salva seu negócio!
Author
Publisher Name
EJPL SERVICOS ( ERJ )
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Design Sem Nome 8  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Obrigações fiscais anuais da sua empresa

Obrigações fiscais anuais da sua empresa Em primeiro lugar, no Brasil, há determinadas obrigações fiscais anuais da sua empresa que você precisa se atentar. Entenda mais. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Independentemente do porte ou do regime tributário, todas as

Design Sem Nome 7  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Como funciona a contabilidade rural?

Como funciona a contabilidade rural? No Brasil, onde o setor primário da economia desempenha um papel crucial, então, entenda como funciona a contabilidade rural. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Falta de contabilidade resulta em quê? Lavagem de dinheiro Ela emerge como uma ferramenta essencial para impulsionar o desenvolvimento agrícola, não

Design Sem Nome 6  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro

Falta de contabilidade é prejuízo financeiro Certamente, a contabilidade é a espinha dorsal de qualquer negócio bem-sucedido e, a falta de uma contabilidade eficiente é um prejuízo financeiro. Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Isso porque sem uma gestão contábil eficiente,

Design Sem Nome 5  - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Lavagem de dinheiro: como se prevenir?

Lavagem de dinheiro: como se prevenir? A lavagem de dinheiro é uma prática criminosa que envolve a transformação de recursos obtidos ilegalmente em ativos aparentemente legítimos, mas tem como se prevenir? Leia também: Uso de PIS e Cofins com novas regras Esqueceu de fazer o IR 2024? Fazemos sua contabilidade internacionalmente Certamente, no Brasil, o

Coletiva Desoneracao Mcamgo Abr 04062024 9 - ERJ Assessoria Contábil e Tributaria

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha

Uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha O Governo, nesta terça-feira (4), restringiu o uso de PIS/Cofins para desoneração na Folha de Pagamento. Essa medida foi implementada para compensar a perda de receitas decorrente do acordo que preservou a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia e para pequenos municípios este ano.

Recomendado só para você
Por que terceirizar sua contabilidade? Em um cenário competitivo, como…
Cresta Posts Box by CP