Organizando o caixa para o final de ano
Com a chegada de dezembro, ir organizando o caixa para o final de ano se torna uma prioridade para empresas de todos os portes.
A princípio, esse período, além de ser marcado pelo aumento das despesas, também exige planejamento cuidadoso para garantir que você entre no novo ano com as contas equilibradas e a saúde financeira em dia.
Vamos ver como você pode se preparar para enfrentar esses desafios de maneira eficiente.
Índice
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A ERJ pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Leia também:
Avalie suas contas e prepare o caixa
Organizar o caixa para o final de ano começa com uma avaliação criteriosa das suas finanças.
Em primeiro lugar, como está o faturamento da sua empresa? Seus custos fixos e variáveis estão sob controle? Ao responder essas perguntas, você consegue ajustar gastos, renegociar contratos com fornecedores e buscar melhores condições para aliviar o caixa.
Além disso, essa prática é crucial para evitar surpresas desagradáveis quando as despesas aumentarem nos últimos meses do ano.
Faça uma reserva para o 13º e despesas extras
Uma das maiores pressões nas finanças de fim de ano é o pagamento do 13º salário.
Se, de antemão, você se planejou ao longo do ano e já tem uma reserva destinada a esse fim, estará um passo à frente.
Todavia, caso contrário, ainda dá tempo de dividir o 13º em parcelas para minimizar o impacto. Sobretudo, organizar o caixa para o final de ano envolve prever despesas adicionais, como bônus e confraternizações, sem que isso comprometa o orçamento.
Organize os pagamentos durante o recesso
Outro ponto importante ao organizar o caixa para o final de ano é o planejamento para o recesso.
Muitas empresas entram em férias coletivas, e, nesse sentido, contas que vencem durante esse período precisam ser adiantadas.
Atrasar pagamentos pode gerar multas e juros que comprometem seu fluxo de caixa no começo do ano. Portanto, organizar o caixa para o final de ano antecipadamente é a chave para evitar surpresas financeiras indesejadas.
Não exagere no estoque
Antes de mais nada, é fundamental evitar o excesso de estoque durante o período de final de ano.
Organizar o caixa para o final de ano também inclui manter o controle rigoroso do inventário para não comprometer recursos financeiros com produtos que podem não ter saída imediata.
Por exemplo, estoque parado pode causar problemas de fluxo de caixa no início do ano.
Cobre clientes inadimplentes
Ir organizando o caixa para o final de ano também envolve gerenciar a inadimplência.
Logo após o pagamento do 13º, muitos clientes terão um dinheiro extra, o que abre a oportunidade para promover ações de cobrança.
Afinal, oferecer benefícios, como a revisão de valores ou redução de juros para quem quitar a dívida, pode ser vantajoso para ambas as partes: você aumenta sua receita e o cliente recupera crédito para as compras de fim de ano.
Planeje-se para o próximo ano
Finalmente, ao organizar o caixa para o final de ano, lembre-se também das despesas de janeiro, que incluem impostos e férias de funcionários.
Do contrário, se terminar o ano com as contas no vermelho, terá problemas sérios quando os compromissos do novo ano começarem a chegar.
Por fim, mantenha os gastos dentro do orçamento, mesmo com a expectativa de aumento da receita.
Por fim
Ir oOrganizando o caixa para o final de ano é fundamental para garantir uma transição tranquila para o próximo ciclo financeiro. Na ERJ, oferecemos contabilidade gerencial para empresas de todos os portes, ajudando nossos clientes a manter o controle de suas finanças o ano inteiro e a atravessar os períodos de maior movimentação com tranquilidade e eficiência.
Dessa forma, ao organizar o caixa para o final de ano de forma estratégica, você assegura que sua empresa esteja preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que esse período traz.
Quero falar com um especialista!